Autismo e Educação Infantil

a experiência de Profissionais da Educação na construção da inclusão

Autores

Resumo

A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil é comprometida por lacunas na formação docente e pela fragilidade do apoio institucional. Este estudo qualitativo e exploratório investigou práticas e percepções de uma pedagoga, uma professora regente e uma psicóloga escolar com experiência direta com crianças autistas, atuantes em uma escola pública do Distrito Federal. A coleta de dados foi realizada por entrevistas semiestruturadas e observação participante, com análise de conteúdo e triangulação metodológica. Os resultados mostraram que rotinas organizadas, recursos visuais e um ambiente afetivo ajudam a tornar a escola mais acolhedora para crianças com TEA, aumentando sua participação. O trabalho em equipe entre profissionais e a parceria com as famílias também são essenciais. Os principais desafios são a dificuldade das famílias em aceitar o diagnóstico e a falta de formação contínua adequada. A inclusão só é efetiva quando a escola oferece respostas que fazem sentido no seu contexto, com apoio coletivo e institucional. O estudo destaca a importância de políticas públicas que garantam formação prática para os professores, boas condições de trabalho e equipes multiprofissionais permanentes, para que a inclusão seja um processo coletivo, e não individual.

Biografia do Autor

Carolina Prado, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade de Brasília (UnB). Professora na Faculdade Uninassau Brasília. Também, é professora na Universidadade de Brasília (UnB) e pesquisadora na ONG Leia Brasil.

Júlio Alves, Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Instituto Cognitivo Comportamental (InCOG)

Doutorando em Psicologia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Ciências do Comportamento pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Psicólogo no Instituto Cognitivo Comportamental (InCOG)

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

Prado, C. C., & Alves da Silva-Neto, J. (2025). Autismo e Educação Infantil: a experiência de Profissionais da Educação na construção da inclusão. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 14(1), 556–576. Recuperado de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/4037

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)