Temas educativos olímpicos como proposta de ensino-aprendizagem no ensino médio integrado

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Resumo

O estudo visa apresentar um relato de experiência de parte de um projeto realizado com turmas de ensino médio integrado ao técnico em um Instituto Federal de Educação, tomando como base o ensino do Olimpismo, dos temas educativos olímpicos e de suas possíveis aplicações cotidianas para os discentes. Foi desenvolvido durante o segundo trimestre de 2024, dividindo-se em três etapas: definição do problema e objetivos, desenvolvimento do projeto e compartilhamento dos resultados. A temática “temas educativos olímpicos” foi escolhida com base na ementa das disciplinas de educação física I e educação física II da instituição, considerando-se os cinco temas: prazer do esforço, fair play, respeito pelos outros, busca da excelência e equilíbrio entre corpo, vontade e espírito. Os Jogos Olímpicos de Paris-2024, a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projeto e o uso de tecnologias possibilitaram o trabalho interdisciplinar, o desenvolvimento de competências digitais e a formação integral dos estudantes, tanto questões individuais (resiliência, dedicação, foco, do orgulho de si próprio no decorrer dos diversos processos dias da vida cotidiana) quanto sociocultural (respeito, valorização das diferenças, igualdade,  honestidade, justiça, empatia e resolução de conflitos de forma passiva).

Palavras-chave: Educação Física escolar; Práticas pedagógicas; Interdisciplinaridade; Aprendizagem baseada em projetos; Competências digitais

Biografia do Autor

Lucas Souza Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS/Campus Farroupilha)

Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Professor de Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS/Campus Farroupilha). Membro nos grupos de pesquisa Educação, Sociedade e Trabalho (IFRS/Campus Farroupilha) e Matemática e suas Tecnologias (IFRS/Campus Osório).

Janaina Andretta Dieder, Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Atualmente é pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio grande do Sul (PPGCMH/UFRGS).

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

Souza Santos, L., & Andretta Dieder, J. (2025). Temas educativos olímpicos como proposta de ensino-aprendizagem no ensino médio integrado. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 14(1), 431–450. Recuperado de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/4027

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)