RPG Pandemia na Colmeia e os desafios cognitivos e emocionais na Educação Básica

Autores

Resumo

O uso de Role Play Game (RPG) como ferramenta didática demonstrou ser uma metodologia eficaz para o ensino de conceitos científicos e o desenvolvimento emocional de estudantes do ensino básico, particularmente em contextos relacionados à pandemia. Em três testes realizados com estudantes matriculados em uma escola da rede estadual de ensino do estado de Mato Grosso, os participantes passaram por etapas que os desafiavam a aplicar conhecimentos sobre vírus, vacinas, modos de transmissão e saúde pública, além de potencializar as possibilidades de desenvolver habilidades argumentativas e colaborativas. Mesmo sem experiência prévia com o jogo, os participantes conseguiram organizar-se e superar os desafios propostos, evidenciando a eficácia do RPG na promoção do ensino por investigação e alfabetização científica. A estrutura lúdica proporcionou um ambiente favorável ao debate crítico e à tomada de decisões informadas, promovendo o engajamento dos estudantes. Além disso, a experiência revelou-se valiosa para o desenvolvimento de competências socioemocionais, como empatia, resiliência e trabalho em equipe, fundamentais para o enfrentamento de situações adversas, como as vividas durante a pandemia

Palavras-chave: Educação Básica, Ciência; Lúdico; Pandemia; Resiliência.

Biografia do Autor

Graciela Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada I no Instituto de Biociências, Departamento de Biologia e Zoologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Alice Alexandre Pagan, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular no Instituto de Biociências, Departamento de Biologia e Zoologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Maria Regina Pereira Chicarolli, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Mestre em Ensino de Biologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora da Secretaria de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT).

Lucas Angelo Barbosa, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Graduando em Ciências Biológicas no Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Referências

ALSOP, S. (ed.). Beyond Cartesian Dualism: Encountering Affect in the Teaching and Learning of Science. Netherlands: Springer Science & Business Media, 2005.

ALVES L; BIANCHIN M. A. O jogo como recurso de aprendizagem. Rev. Psicopedagogia, [S. l.], v.27, n.83, p.282-287, 2010.

ALVES, M. M. S.; PAGAN, A. A. Correlação entre equilíbrio emocional e vulnerabilidade às IST/AIDS num estudo sobre desempenho escolar com adolescentes. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 28, n. 69, p. 793-819, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7896. Acesso em: 04/10/2022.

BELOVA, N.; ZOWADA, C. Innovating higher education via game-based learning on misconceptions. Education Sciences, [S. l.], v. 10, n. 9, p. 221, 2020.

BIZARRIA, P, J, N, DA SILVA, J, R, R, T, A Zona de Desenvolvimento Iminente (ZDI): análise de tendência sobre utilização de jogos de RPG em sala de aula de ciências, Anais XIV Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências - Enpec, Caldas Novas-GO, p.10, 2012-2022.

BROWN, S. L. (2014). Consequences of play deprivation. Scholarpedia, [S. l.], v.9, n.5, p.30449. Disponível em: http://scholarpedia.org/article/Consequences_of_Play_Deprivation. Acesso em: 12/04/2023.

CARVALHO, A. M. P. de. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 765–794, 2018.

CHASSOT, Á. A Ciência é masculina? Sim senhora. 3. ed. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2004.

CHEN, C.-H., WANG, K.-C., & LIN, Y.-H. The Comparison of Solitary and Collaborative Modes of Game-based Learning on Students’ Science Learning and Motivation. Educational Technology & Society, [S. l.], v.18, n.2, p.237–248, 2015.

DIAS, E.; PINTO, F. C. F. A Educação e a Covid-19. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [S. l.], v. 28, n. 108, p. 545-554, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002801080001. Acesso em: 20 set. 2022.

FAJARDO, I. N.; MINAYO, M. C. D. S.; MOREIRA, C. O. F. Educação escolar e resiliência: política de educação e a prática docente em meios adversos. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, [S. l.], v.18, p.761-773, 2010.

FERREIRA, A.; NAVE BENETTI, A. R.; CORRÊA DE ABREU, M. T.; QUEIROZ SCHIMIDT, M. Importância da afetividade no acolhimento das crianças: um olhar especial pós-pandemia. Arandu UTIC, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 285-300, 2022.

GARRIS, R.; AHLERS, R; DRISKELL, J. E. Games, motivation and learning: A research and practice model. Simulation & Gaming, [S. l.], v.33, n.4, p.441-467, 2002.

GATTI, B. A.; SHAW, G. S. L.; PEREIRA, J. G. L. T. Perspectivas para formação de professores pós-pandemia: um diálogo. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 45, p. 511-535, 2021.

HELJAKKA, K. Liberated through teddy bears: resistance, resourcefulness, and

resilience in toy play during the Covid-19 pandemic. International Journal of Play, [S. l.], v. 10, n. 4, p. 387-404, 2021.

JIMÉNEZ‐ALEIXANDRE, M. Pilar; BUGALLO RODRÍGUEZ, Anxela; DUSCHL, Richard A. “Doing the lesson” or “doing science”: Argument in high school genetics. Science education, [S. l.], v. 84, n. 6, p. 757-792, 2000.

LANDERS, R. N.; AUER, E. M., COLLMUS, A. B.; ARMSTRONG, M. B. Gamification science, its history and future: definitions and a research agenda. Simulation & Gaming, [S. l.], v.49, n.3, p.315–337, 2018.

MAHLOW, F,R,P et.al, Um Role Playing Game (RPG) Pedagógico para o ensino de astronomia. Experiências em Ensino de Ciências, [S. l.], v.15, n.3, p. 263-283, 2020.

MAIA, M.V.; SEITIMIYATA, E. O lúdico e as ciências da natureza no ensino médio. In: SILVA, J. F. M. (Org.). O lúdico em redes: reflexões e práticas no ensino de ciências da natureza. Porto Alegre, RS: Editora Fi. 2021, p.12-36, 2021.

NEGREIROS, F.; ROCHA, J. O. Resiliência e Escolarização: processo de enfrentamento das adversidades vivenciadas no Ensino Médio. Revista Psicologia em Pesquisa, [S. l.], v. 12, n. 3, p.1-11, 2018.

PAGAN, A. Entre o bélico e o diplomático: transicionar a ciência como possibilidade de humanizar a educação ambiental. Revista Sergipana de Educação Ambiental, [S. l.], v. 7, p. 1-19, 2020. Especial.

PIRES, Daniela De Oliveira; COMERLATTO, Luciani Paz; CAETANO, Maria Raquel. O neoconservadorismo e as consequências para a democratização da educação pública: A reforma do Ensino Médio e da BNCC. Políticas Educativas, Paraná, v. 12, n. 2, p. 48-60, 2019.

RODRIGUES, L. Z.; MOHR, A. “Tudo deve mudar para que tudo fique como está”:. e-Curriculum, São Paulo , v. 19, n. 4, p. 1483-1512, out. 2021 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762021000401483&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 17/11/2023.

RODRIGUES-SILVA, J.; ALSINA, Á. Predisposições dos professores sobre a aprendizagem lúdica: implicações para a formação docente. Revista Educação & Formação, [S. l.], v. 7, n. 1, p.1-20, 2022.

SAILER, M.; HOMNER, L. The Gamification of Learning: a Meta-analysis. Educational Psychology Review, [S. l.], v. 32, p. 77-112, 2020.

SILVA, F. T. Currículo de transição: uma saída para a educação pós-pandemia. Educamazônia: Educação, Sociedade e Meio Ambiente, Manaus-AM, v. 24, n. 1, p. 70-77, 2020.

SILVA, M. M. Crítica à formação de competências socioemocionais na escola. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 22, p. 1-20, 2022.

SOUSA, C.; MIRANDA, F.; NIETO, M. C. L.; DORES, R. Educação para a resiliência. Conhecimento & Diversidade, [S. l.], v.6, n.11, p.26-40, 2014.

TAORMINA, R. J. Adult personal resilience: A new theory, new measure, and practical implications. Psychological Thought, [S. l.], v.8, n.1, p. 35–46, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5964/psyct.v8i1.126. Acesso: 12/02/2023.

WILSON, K. A.; BEDWELL, W. L.; LAZZARA, E. H.; SALAS, E.; BURKE, C. S.; ESTOCK, J. L.; CONKEY, C. Relationships between game attributes and learning outcomes: Review and research proposals. Simulation & gaming, [S. l.], v.40, n.2, p.217-266, 2009.

WOUTERS, P.; PAAS, F.; VAN MERRIËNBOER, J. J. G. How to optimize learning from animated models: a review of guidelines based on cognitive load. Review of Educational Research, [S. l.], v.78, n.3, p. 645–675, 2008.

ZANARDI, T. A. C.; SAUL, A. Uma conversa entre Paulo Freire e Alétheia na “Era da Pós-verdade”. In: REIS, M; RODRIGUES, R. Pós verdade e educação. São Carlos: EDUFSCAR, p. 25-52, 2022.

Downloads

Publicado

2025-12-05 — Atualizado em 2025-12-11

Versões

Como Citar

Oliveira, G., Pagan, A. A. ., Pereira Chicarolli, M. R., & Barbosa, L. A. . (2025). RPG Pandemia na Colmeia e os desafios cognitivos e emocionais na Educação Básica. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 14(1), 144–162. Recuperado de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3894 (Original work published 5º de dezembro de 2025)

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)