Experiência de clube de Ciências em uma escola pública

fomentando a pesquisa e a divulgação científica no Ensino Médio

Autores

Resumo

Este trabalho apresenta o relato de experiência de um clube de Ciências implementado em uma escola pública, destacando sua contribuição para o engajamento dos estudantes com práticas científicas e investigativas. Com duração de um ano, o clube promoveu atividades diversificadas, como produção de uma horta escolar, experimentos na área de Ciências da natureza, oficinas temáticas, observações astronômicas e visitas técnicas a universidades. As ações também incluíram a divulgação científica por meio de redes sociais e a oferta de reforço em matemática básica para os estudantes da escola. Os resultados evidenciam o impacto positivo na formação dos participantes, tanto no desenvolvimento de habilidades acadêmicas quanto no incentivo à escolha de carreiras científicas. Apesar dos desafios enfrentados, como a limitação de recursos financeiros, o projeto consolidou-se como um espaço de aprendizado dinâmico e interdisciplinar, conectando a ciência ao cotidiano e promovendo o desenvolvimento de habilidades investigativa, criativa e do senso crítico.

Palavras-chave: CTSA; Divulgação Científica; Ensino de Ciências; Letramento Científico.

Biografia do Autor

Emerson Amancio de Lima Brito, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGECI /UFMS). Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Facuminas. Professor efetivo da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Química (GEPECQ - INQUI/UFMS) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências da Natureza (GEPECiN - INFI/UFMS).

Keissy Carla Oliveira Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestra em Ensino de Ciências Naturais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora efetiva da educação básica na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) e atualmente também é Assessora Pedagógica da Superintendência de Políticas Educacionais na SED/MS, Coordenadoria de Formação Continuada (CFOR). Também, é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas, Formação de Professores e Tecnologias Educacionais (GEPPFORTE).

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

Brito, E. A. de L., & Martins, K. C. O. (2025). Experiência de clube de Ciências em uma escola pública: fomentando a pesquisa e a divulgação científica no Ensino Médio. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 14(1), 163–177. Recuperado de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3786

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)