Experiência de clube de Ciências em uma escola pública
fomentando a pesquisa e a divulgação científica no Ensino Médio
Resumo
Este trabalho apresenta o relato de experiência de um clube de Ciências implementado em uma escola pública, destacando sua contribuição para o engajamento dos estudantes com práticas científicas e investigativas. Com duração de um ano, o clube promoveu atividades diversificadas, como produção de uma horta escolar, experimentos na área de Ciências da natureza, oficinas temáticas, observações astronômicas e visitas técnicas a universidades. As ações também incluíram a divulgação científica por meio de redes sociais e a oferta de reforço em matemática básica para os estudantes da escola. Os resultados evidenciam o impacto positivo na formação dos participantes, tanto no desenvolvimento de habilidades acadêmicas quanto no incentivo à escolha de carreiras científicas. Apesar dos desafios enfrentados, como a limitação de recursos financeiros, o projeto consolidou-se como um espaço de aprendizado dinâmico e interdisciplinar, conectando a ciência ao cotidiano e promovendo o desenvolvimento de habilidades investigativa, criativa e do senso crítico.
Palavras-chave: CTSA; Divulgação Científica; Ensino de Ciências; Letramento Científico.
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