Práticas e perspectivas na inclusão de estudantes estrangeiros em situação de vulnerabilidade nos planos de desenvolvimento institucional da rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Resumo
O Brasil tem adotado a tendência global em receber estrangeiros em situação de vulnerabilidade. Esse fluxo migratório desafia escolas e professores, que vêm recebendo um público extremamente heterogêneo do ponto de vista cultural, geográfico, socioeconômico e com uma grande variedade de línguas. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, vinculadas ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para identificar a existência de ações realizadas, em andamento ou previstas para os estudantes na condição de estrangeiros em situação de vulnerabilidade. O trabalho envolveu a análise do PDI vigente de cada instituição da rede por meio de pesquisa bibliográfica e documental. O resultado permitiu constatar que na maioria das instituições pesquisadas as práticas são voltadas à oferta de cursos de Português como Língua Adicional (PLA), dentro das estratégias de internacionalização da Rede Federal. Por outro lado, alguns Institutos desenvolvem ações e que servem como modelo para que a Rede Federal passe a incluir esse público nos seus planos.
Referências
ACNUR. Dados sobre Refúgio. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugio/. Acesso em: 29 nov. 2022.
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Pólen, 152 p. Coleção Femininos Plurais, 2019.
ALBUQUERQUE, Virginia. IF Acolhe promove ações com foco na melhoria da qualidade de vida de alunos imigrantes. Instituto Federal de Roraima - Campus Boa Vista. CCS, 24 ago. 2019. Disponível em: https://www.ifrr.edu.br/campi/boa-vista/noticias/if-acolhe-promove-acoes-com-foco-na-melhoria-da-qualidade-de-vida-de-alunos-imigrantes. Acesso em: 21 set. 2022.
Alvarenga M. S. Risco e vulnerabilidade: razões e implicações para o uso na Política Nacional de Assistência Social [Dissertação de Mestrado]. Vitória: Programa de Pós-graduação em Política Social, Universidade Federal do Espírito Santo; 2012.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1, de 13 de novembro de 2020. Dispõe sobre o direito de matrícula de crianças e adolescentes migrantes, refugiados, apátridas e solicitantes de refúgio no sistema público de ensino brasileiro. Brasília: 2020. Disponível em:
https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-n-1-de-13-de-novembro-de-2020-288317152. Acesso em: 31 out. 2022.
BRASIL. Decreto 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/decreto-n-9-235-de-15-de-dezembro-de-2017-1101286-1101286 Acesso em: 29 nov. 2022.
BRASIL. Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017: Lei de Migração. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13445.htm#:~:text=Institui%20a%20Lei%20de%20Migra%C3%A7%C3%A3o.&text=Art.,pol%C3%ADticas%20p%C3%BAblicas%20para%20o%20emigrante. Acesso em: 29 nov. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 29 nov. 2022.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008: Institui a Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília: Planalto Central, 2008.Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 29 nov. 2020.
BRASIL. Resolução CNE/CES 10, de 11 de março de 2002. Dispõe sobre o credenciamento, transferência de mantença, estatutos e regimentos de instituições de ensino superior, autorização de cursos de graduação, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores, normas e critérios para supervisão do ensino superior do Sistema Federal de Educação Superior. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces10_02.pdf. Acesso em: 29 nov. 2022.
CARARO, Aryane. SOUZA, Duda Porto de. Valentes: histórias de pessoas refugiadas no Brasil. São Paulo: Seguintes, 2020.
CARMO, Michelly Eustáquia do; GUIZARDI, Francini Lube. O conceito de vulnerabilidade e seus sentidos para as políticas públicas de saúde e assistência social. Cad. Saúde Pública 34 n. 03, p. 1-14 mar. 2018.
CEFET/RJ. Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: http://www.cefet-rj.br/attachments/article/5553/PDI%20CONSOLIDADO_final.pdf. Acesso em: 29 nov. 2022.
CONIF. Internacionalização. Disponível em: https://portal.conif.org.br/internacional. Acesso em: 29 nov. 2022.
CORTINA, Adela. Aporofobia: a aversão ao pobre, um desafio para a democracia. Tradução de Daniel Febre. São Paulo: Contracorrente, 2020.
FREITAS, Márcia Guimarães de. Gestão pública e planejamento educacional no Brasil: contribuições do PDI. In.: LIMA, Antônio Bosco de; SILVA, Mariana Batista (orgs.). Gestão escolar democrática: teorias e práticas. Uberlândia, MG: Navegando, UFU/PROEXC, 2017.
GT4 – EDUCAÇÃO E MIGRAÇÃO. 2022. 1 h 48 min 58 s, color. Pensar em Direitos Humanos - UFG. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FWS1FDgB_8w. Acesso em: 29 nov. 2012.
HOUAISS A, Villar MS. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva; 2009. Vulnerabilidade; p. 1961.
IFSP. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019 – 2023. São Paulo, 2019. Disponível em: https://drive.ifsp.edu.br/s/yxtwKgEYfZs4ZCg#pdfviewer. Acesso em: 29 nov. 2022.
IFSP. Relatório de Atividades CEIM (Comissão de estudos para viabilizar o ingresso de refugiados e imigrantes). São Paulo: 2018. Disponível em: https://www.ifsp.edu.br/images/pdf/GAB/Comissoes/Relatorio_atividades_CEIM.pdf. Acesso em: 29 nov. 2022.
MOLEIRO, Yuri Ribeiro. População migrante internacional e educação intercultural na educação profissional e tecnológica: uma perspectiva de internacionalização na formação continuada. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Sertãozinho. São Paulo, 124 f. 2022.
Monteiro SRRP. O marco conceitual da vulnerabilidade social. Sociedade em Debate 2011; 17:29-40
PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.
SANT’ANA, Tomás Dias et al. Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI: um guia de conhecimentos para as Instituições Federais de Ensino. Alfenas: Forpdi, 2017.
SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME. Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS no 145, de 15 de outubro de 2004. Aprova a Política Nacional de Assistência Social – PNAS. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; 2009.
SILVA, Lidiane Rodrigues Campêlo da et al. Pesquisa documental: alternativa investigativa na formação docente. In: Congresso Nacional de Educação. 2009. p. 4554-4566.
SILVA, Rayna Sargem da. Plano de ações para o acesso e a permanência de migrantes e refugiados na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 2021. 26f. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, RJ. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600516. Acesso em: 16 nov. 2022.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Papirus Editora, 2013. Disponível em: http://www.cefet-rj.br/index.php/noticias-campus-maracana/3933-equipe-do-cefet-rj-conquista-tres-premios-em-concurso-do-ieee. Acesso em: 20 set. 2022.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-12-19 (2)
- 2023-12-15 (1)