Práticas e perspectivas na inclusão de estudantes estrangeiros em situação de vulnerabilidade nos planos de desenvolvimento institucional da rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Autores

  • Ana Lúcia Araújo Borges Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
  • Marcus Vinicius Ramos Moura Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
  • Luciano Marcos Curi Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) https://orcid.org/0000-0001-7309-0578

Resumo

O Brasil tem adotado a tendência global em receber estrangeiros em situação de vulnerabilidade. Esse fluxo migratório desafia escolas e professores, que vêm recebendo um público extremamente heterogêneo do ponto de vista cultural, geográfico, socioeconômico e com uma grande variedade de línguas. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, vinculadas ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para identificar a existência de ações realizadas, em andamento ou previstas para os estudantes na condição de estrangeiros em situação de vulnerabilidade. O trabalho envolveu a análise do PDI vigente de cada instituição da rede por meio de pesquisa bibliográfica e documental. O resultado permitiu constatar que na maioria das instituições pesquisadas as práticas são voltadas à oferta de cursos de Português como Língua Adicional (PLA), dentro das estratégias de internacionalização da Rede Federal. Por outro lado, alguns Institutos desenvolvem ações e que servem como modelo para que a Rede Federal passe a incluir esse público nos seus planos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Araújo Borges, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Doutora em Educação pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). É professora efetiva no Instituto Federal do Triângulo Mineiro em Uberaba  (IFTM/Campus Avançado Parque Tecnológico), onde também atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Marcus Vinicius Ramos Moura, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Professor de Ensino Fundamental nos Anos Iniciais e na Educação de Jovens, Adultos e Idosos Trabalhadores (EJAIT) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Especialista em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos pela Universidade de Brasília (UnB) e Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atua como tutor no curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Auxiliar Pedagógico, na modalidade a distância (EaD) no Instituto Federal Goiano (IFG/Campus Morrinhos).

Luciano Marcos Curi, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Pós-Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutor em História das Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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2023-12-15 — Atualizado em 2023-12-19

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Dossiê - Inclusão: práticas e perspectivas em diferentes contextos