Educação em sexualidade e transtorno do espectro autista: um diálogo com a produção acadêmica no Brasil

Autores

Resumo

Este estudo objetiva discutir a produção acadêmica no campo do conhecimento cientifico brasileiro sobre a sexualidade no indivíduo com transtorno de Espectro Autista. Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados do Scielo e Google acadêmico, utilizando o descritor “Sexualidade e Autismo”, publicados em artigos científicos, teses e dissertações no Brasil no período de 2018 a 2022. Verificamos que é recente e insipiente a discussão sobre a temática que dizem a respeito à manifestação da sexualidade no indivíduo autista, no Brasil, pois foram encontrados somente seis artigos científicos publicados no período de 2020 a 2022. O termo é bastante novo, em termos históricos, e parece adentrar o campo científico recentemente. A psicologia é a área de atuação que mais pesquisa sobre a Sexualidade na pessoa com transtorno de Espectro Autista. Analisando os resultados das pesquisas existentes, percebemos que o tema em questão ainda é muito cercado por preconceitos, rótulos e estigmas.

Biografia do Autor

Priscila da Silva, Universidade LaSalle (UniLasalle)

Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale.

Denise Regina Quaresma da Silva , Universidade LaSalle (UniLasalle)

Pós-Doutora em Estudos de Gênero pela UCES e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade La Salle.

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Publicado

2023-12-15

Edição

Seção

Dossiê - Inclusão: práticas e perspectivas em diferentes contextos