Sala de aula invertida e gamificação como ferramentas para a melhoria da aprendizagem matemática

Autores

  • Vanessa de Campos Junges Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Claudine Angelina Buttenbender Escola Municipal de Ensino Fundamental Primavera (EMEF/Primavera)
  • Samuel Bonato Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Letícia Caroline Souza de Lima Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Daniele Mendes Caldas Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma aplicação da sala de aula invertida concomitantemente com a técnica de gamificação em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental. O estudo estrutura-se em uma pesquisa do tipo exploratória de abordagem qualitativa, sendo dividida na descrição das etapas utilizadas para condução da metodologia ativa de aprendizagem, complementando-se com uma análise das percepções dos alunos em relação a esta aplicação. Para coleta das percepções dos alunos, foi aplicado um questionário estruturado com questões fechadas de múltipla escolha e abertas. Como resultados, destaca-se a aprovação da dinâmica pelos alunos, pois sentiram-se engajados nas atividades da aula. Como contribuições do estudo, pontua-se o detalhamento das etapas referente como pode ser desenvolvida a implementação das metodologias, as quais podem ser ampliadas para outras escolas e níveis de ensino da matemática.

Palavras-chaves: Metodologias ativas de aprendizagem; Sala de aula invertida; Gamificação.

Biografia do Autor

Vanessa de Campos Junges, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente do curso de Administração na Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Claudine Angelina Buttenbender, Escola Municipal de Ensino Fundamental Primavera (EMEF/Primavera)

Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Especialista em Metodologia de Ensino de Matemática Uniasselvi. Especialista em Educação para a Diversidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora de Matemática do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Rede Pública Estadual e Municipal de Dois Irmãos.

Samuel Bonato, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Letícia Caroline Souza de Lima, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Graduanda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Daniele Mendes Caldas, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutoranda em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)