Sala de aula invertida e gamificação como ferramentas para a melhoria da aprendizagem matemática
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma aplicação da sala de aula invertida concomitantemente com a técnica de gamificação em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental. O estudo estrutura-se em uma pesquisa do tipo exploratória de abordagem qualitativa, sendo dividida na descrição das etapas utilizadas para condução da metodologia ativa de aprendizagem, complementando-se com uma análise das percepções dos alunos em relação a esta aplicação. Para coleta das percepções dos alunos, foi aplicado um questionário estruturado com questões fechadas de múltipla escolha e abertas. Como resultados, destaca-se a aprovação da dinâmica pelos alunos, pois sentiram-se engajados nas atividades da aula. Como contribuições do estudo, pontua-se o detalhamento das etapas referente como pode ser desenvolvida a implementação das metodologias, as quais podem ser ampliadas para outras escolas e níveis de ensino da matemática.
Palavras-chaves: Metodologias ativas de aprendizagem; Sala de aula invertida; Gamificação.
Referências
ALSAWAIER, R. S. The effect of gamification on motivation and engagement. The International Journal of Information and Learning Technology, v. 35, n. 1, p. 56-79, 2018.
AMICO, M. R. A.; MORAES, J. P.; PRÁ, R. As aplicações do Kahoot! Como tecnologia educativa. Revista Educacional Interdisciplinar, v. 6, n. 1, 2017.
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, 2018.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de Aula Invertida: Uma Metodologia Ativa de Aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2019.
BISHOP, J. L.; VERLEGER, M. A. The flipped classroom: A survey of the research. In: ASEE national conference proceedings, Atlanta, GA, p. 1-18, 2013.
BRAZIL, S.; MELO, J. R.; SILVA, I. D.; SILVA BRAGA, A.; SOUZA, G.; JÚNIOR, A. C. P. Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática a Partir de Projetos Desenvolvidos em Laboratórios. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 5, n. 3, 2018.
CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
CARVALHO, C. V. Aprendizagem baseada em jogos. In: II World Congress on Systems Engineering and Information Technology-COPEC. 2015. p. 176-181.
CASTILHO, W. S.; SARAIVA, L. M.; NOGUEIRA, F. R. A. Utilização do aplicativo Kahoot! Como ferramenta de avaliação na inserção de física moderna no ensino médio. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 7, n. 1, p. 63-77, 2020.
CHIARI, A. S. S. Tecnologias Digitais e Educação Matemática: relações possíveis, possibilidades futuras. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 26, 2018.
CLARETO, S. M.; DA SILVA, A. A. Quanto de Inusitado Guarda uma Sala de Aula de Matemática? Aprendizagens e erro. Boletim de Educação Matemática, v. 30, n. 56, p. 926-938, 2016.
CLARK, K. R. The effects of the flipped model of instruction on student engagement and performance in the secondary mathematics classroom. Journal of Educators Online, v. 12, n. 1, p. 91-115, 2015.
CORREIA, M.; SANTOS, R. A aprendizagem baseada em jogos online: uma experiência de uso do Kahoot na formação de professores. In: Atas da Conferência, XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa/VIII Encontro do CIED–III Encontro Internacional. CIED–Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, p. 252-257, 2017.
COSTA, M. C.; SOUZA, M. A. S. O uso das tics no processo ensino e aprendizagem na escola alternativa “lago dos cisnes”. Revista Valore, v. 2, n. 2, p. 220-235, 2017.
DUMINELLI, M. V.; OLIVEIRA EZEQUIEL, K. B. de; YAMAGUCHI, Cristina Keiko. Perspectives of Knowledge Sharing Between Teachers to Viabilize Active Methodology. Revista Visão: Gestão Organizacional, v. 7, n. 2, p. 20-32, 2018.
FREDRIKSEN, H.; HADJERROUIT, S. An activity theory perspective on contradictions in flipped mathematics classrooms at the university level. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 51, n. 4, p. 520-541, 2020.
GODOI, A. F.; FERREIRA, J. V. Metodologia ativa de aprendizagem para o ensino em administração: relatos da experiência com a aplicação do peer instruction em uma instituição de ensino superior. Revista Eletrônica de Administração, v. 15, n. 2, p. 337-352, 2017.
GÖKSÜN, D. O.; GÜRSOY, G. Comparing success and engagement in gamified learning experiences via Kahoot and Quizzizz. Computers & Education, v. 135, p. 15-29, 2019.
HERMAN, T.; DARENG, S. Y.; BAKRI, Z. Education for industry revolution 4.0: Using flipped classroom in mathematics learning as alternative. Paper presented at the Journal of Physics: Conference Series, v. 1521, n. 3, 2020.
HUANG, B.; HEW, K. F.; LO, C. K. Investigating the effects of gamification-enhanced flipped learning on undergraduate students’ behavioral and cognitiveengagement. Interactive Learning Environments, v. 27, n. 8, p. 1106-1126, 2019.
INOCENTE, L.; TOMMASINI, A.; CASTAMAN, A. S. Metodologias ativas na educação profissional e tecnológica. Revista Educacional Interdisciplinar, v. 7, n. 1, 2018.
JUNGES, V. C.; PIVETTA, N. P.; CAMPOS, S. A. P.; SCHERER, F. L. O uso de Metodologias Ativas como forma de inserir a Sustentabilidade na Formação Técnica: um estudo sob a ótica de cursos técnicos em Administração. Revista Organizações em Contexto, v. 18, n. 36, p. 277-305.
JUNIOR, J. B. B. O aplicativo Kahoot na educação: verificando os conhecimentos dos alunos em tempo real. In: Livro de atas X Conferência Internacional de TIC na Educação–Clallenges. 2017.
KAPP, K. M. Games, Gamification, and the Quest for Learner Engagement. Training and Development, v. 66, n. 6, p. 64–68, 2012.
LAFUENTE, L.; BARBOSA, J. B. Uma contribuição ao ensino de ecologia através da metodologia ativa. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 4, n. 2, 2017.
LIBARDI, M. C.; DE PROENÇA, M. C. Análise das Concepções de Futuros Professores de Matemática sobre o Ensino de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, 2018.
LIMA, C. M. R.; BARROSO, M. C. S. Do ensino remoto a EAD: uma reflexão do contexto de educação a distância na disciplina de química da educação básica. Conexões-Ciência e Tecnologia, v. 16, p. 022005, 2022.
LO, C.K.; HEW, K. F. A comparison of flipped learning with gamification, traditional learning, and online independent study: the effects on students’ mathematics achievement and cognitive engagement. Interactive Learning Environments, v. 28, n. 4, p. 464-481, 2020.
MIRI, D. H.; GANZER, P. P.; MATTE, J.; CHAIS, C.; OLEA, P. M. Gamification: a bibliometric analysis of scientific articles published between 2008 and 2018. Brazilian Journal of Management & Innovation, v. 7, n. 2, p. 165-180, 2019.
MORR, C. F. G. Entendendo e aplicando a gamificação: o que é, para que serve, potencialidades e desafios. UFSC. E-BOOK, 2020.
NESTERIUK, S. Narrativas digitais como agentes potencializadores dos games educacionais. 2015.
NOGUEIRA, M. N. L.; DE OLIVEIRA SOUZA, L. A matemática no ensino presencial com mediação tecnológica: perspectivas de professores de uma comunidade rural do interior do Amazonas. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 29, p. 427-447, 2019.
NOVA ESCOLA. A avaliação deve orientar a aprendizagem. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/356/a-avaliacao-deve-orientar-a-aprendizagem> Acesso em 05 jan. 2023.
ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema-Mathematics Education Bulletin, p. 73-98, 2011.
RÊGO, W. R. S.; SILVA, M. C.; PERALTA, M. J. A. Processos de ensino e aprendizagem aliados a tecnologia da informação e comunicação (TIC): uma proposta para o ensino dos conteúdos iniciais da eletrostática. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 5, n. 2, 2018.
SAILER, M.; SAILER, M. Gamification of in‐class activities in flipped classroom lectures. British Journal of Educational Technology, 2020.
SANTOS, D. F. A.; CASTAMAN, A. S. Metodologias ativas: uma breve apresentação conceitual e de seus métodos. Revista Linhas, v. 23, n. 51, p. 334-357, 2022.
SCHERER, S. A Abordagem Construcionista e o uso de Tecnologias Digitais em Aulas de Matemática: um diálogo sobre pesquisas desenvolvidas no
SILVA, J. R.; ALMEIDA, W. A.; LIMA, R. A. Biomas Brasileiros: Um Jogo Educativo para o Ensino Fundamental em uma Escola Pública no Alto Solimões, Amazonas. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 6, n. 1, 2019.
TANSLEY, C.; HAFERMALZ, E.; DERY, K. Talent development gamification in talent selection assessment centres. European Journal of Training and Development, v. 40, n. 7, p. 490- 512, 2016.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
WANG, A. I. The wear out effect of a game-based student response system. Computers & Education, v. 82, p. 217-227, 2015.
WEI, X.; CHENG, I. L.; CHEN, N. S.; YANG, X.; LIU, Y.; DONG, Y.; ZHAI, X. Effect of the flipped classroom on the mathematics performance of middle school students. Educational Technology Research and Development, p. 1-24, 2020.
ZAINUDDIN, Z.; CHU, S. K. W.; SHUJAHAT, M.; PERERA, C. J. The impact of gamification on learning and instruction: A systematic review of empirical evidence. Educational Research Review, p. 100326, 2020.