Elaboração e validação de material digital de educação em saúde para pacientes com mieloma múltiplo

Autores

Resumo

Trata-se de um estudo metodológico de elaboração e validação de material didático digital para pacientes com Mieloma Múltiplo (MM), aplicado no ambulatório de hematologia de um hospital universitário do centro-oeste do Brasil. Participaram profissionais e pacientes com MM em tratamento ambulatorial. Inicialmente, foi realizada a elaboração do material. A coleta de dados foi dividida em duas etapas: validação por profissionais e por pacientes. Foram aplicados questionários referentes à caracterização e à validação do material baseados no instrumento de validação Suitability Assessment of Materials (SAM). Para aplicação com os pacientes, o SAM foi adaptado. Participaram da pesquisa 22 profissionais, sendo que 90% possuíam especialização em hematologia e 10% não possuíam, mas obtinham atuação prática e estudos na área. Em relação aos pacientes, a amostra foi composta por 39 indivíduos com a média de idade 61,9 ± 11,33. O instrumento utilizado para avaliar o material foi dividido em categorias, sendo o Índice de Validação de Conteúdo (IVC) em todas as categorias superior a 90%. Conclui-se que o material digital em saúde para pacientes com MM foi validado por profissionais e pacientes. É notável que materiais em educação e saúde são importantes para o auxílio do tratamento de MM, oferecendo maior autonomia para o paciente. 

Palavras-chaves: Mieloma múltiplo; Educação em saúde, Estudo de validação.

Biografia do Autor

Luanna Rodrigues Pereira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Thaís Alves Rocha Barros, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como nutricionista do Hospital de Câncer Araújo Jorge (Goiânia/GO) 

Malaine Morais Alves Machado, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como nutricionista no Hospital das Clínicas da UFG/EBSERH.

Grazianne Majela Lobo, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Especialista pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). Atua como nutricionista do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG - EBSERH). 

Marina Brito Campos, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como nutricionista do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG - EBSERH).

Referências

ABRALE – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia. Manual – o que você precisa saber sobre o mieloma múltiplo, 2021.

ACUNA, N.; VENTO, I.; ALZATE-DUQUE, L.; VALERA, P. Harnessing Digital Videos to Promote Cancer Prevention and Education: a Systematic Review of the Literature from 2013–2018. Journal of Cancer Education. Arizona, v. 35, n. 4, p. 635 – 642, 2020.

BIRD, A.S.; BOYD, K. Multiple myeloma: an overview of management. Palliative Care and Social Practice. v.13, 2019.

BRASIL, Política Nacional de Promoção da Saúde. Ministério da Saúde: Brasília, 2018.

BRASIL. Portaria nº 2.761, de 19 de novembro de 2013. Institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS). Brasil, 2013.

FLORA, D.R.; CARLSON, K.B.; FUEHRER, D.C.; CADIEUX, B.; BOIKE, G.; SCHENFELD, J.; LOWE, K.A. Assessment of Bone Health Education in US Multiple Myeloma and Solid Tumor Patients at Risk for Skeletal-Related Events. Cancer management and research, v.13, p. 3529, 2021.

IBGE - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua PNAD contínua-Características gerais dos domicílios e dos moradores 2019. DIRETORIA DE PESQUISAS, C. DE T. E R.(Ed.). Brasília:[sn], 2021.

KAZANDJIAN, D. Multiple myeloma epidemiology and survival: A unique malignancy. In: Seminars in oncology. WB Saunders, p. 676-681, 2016.

KUMAR, S.K.; VIJ, R.; NOGA, S.J.; BERG, D.; BRENT, L.; DOLLAR, L.; CHARI, A. Treating multiple myeloma patients with oral therapies. Clinical Lymphoma Myeloma and Leukemia, v. 17, n. 5, p. 243-251, 2017.

LEITE, S.S.; ÁFIO, A.C.E.; CARVALHO, L.V.; SILVA, J.M.; ALMEIDA, P.C.; PAGLIUCA, L.M.F. Construção e validação de instrumento de validação de conteúdo educativo em saúde. Revista Brasileira de Enfermagem. Brasília, v. 71, p. 1635-1641, 2018.

LIMA, A.C.M.A.C.C.; CHAVES, A.F.; OLIVEIRA, M.G.; NOBRE, M.S.; RODRIGUES, E.O.; SILVA, A.C.Q.; SANTOS, F.S. Construção e validação de cartilha educativa para sala de apoio à amamentação. Revista Mineira de Enfermagem. Belo Horizonte, v. 24, 2020.

LOPES, M.V.; SILVA, V.M.; ARAÚJO T.L. Methods for establishing the accuracy of clinical indicators in predicting nursing diagnoses. International Journal of Nursing Knowledge, v. 23, n. 3, p. 134-139, 2012.

MAIOLINO, A.; NETO, J.V.P.; LEITE, L.G.T.; SEGURO, F.S.; BRAGA, W.M.T.; ZANELLA, K.R.; SOBRINHO, J.J.N.; OLIVEIRA, R.W.; JULIAN, G.S.; TANAKA, P.Y. Unmet needs in multiple myeloma in Brazil from physicians' perspective-barriers in quality of life and disease management. JBES: Brazilian Journal of Health Economics/Jornal Brasileiro de Economia da Saúde. São Paulo, v. 10, n. 2, 2018.

MALTA, D.C. Doenças crônicas não transmissíveis, um grande desafio da sociedade. Revista de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 4, 2014.

MEDEIROS, R.K.S.; JUNIOR, M.A.F.; PINTO, D.P.S.R.; VITOR, A.F.; SANTOS, V.E.P.; BARICHELLO, E. Pasquali’s model of content validation in the Nursing researches. Revista de Enfermagem Referência. Coimbra, v. 4, n. 4, p. 127-135, 2015.

MELLO, N.C.; GÓES, F.G.B.; PEREIRA-ÁVILA, F.M.V.; MORAES, J.R.M.M.; SILVA, L.F.; SILVA, M.A. Construção e validação de cartilha educativa para dispositivos móveis sobre aleitamento materno. Texto e Contexto Enfermagem. Florianópolis, v. 29, 2020.

OLIVEIRA, S.M. Estimativa/2020 – Incidência de Câncer no Brasil. Revista Brasileira de Cancerologia [Internet]. 20º de março de 2020. ed. 00927, v.66, n. 1 [citado 13º de janeiro de 2023].

PITTA, N.C.; GONÇALVES, E.R.; FURUYA, R.K.; ROSSI, L.A. Physical activity undergoing angioplasty: development and validation of educational material. Revista Rene. v. 21, p. e43081, 2020.

RODRIGUES, L.N.; SANTOS, A.S.; GOMES, P.P.S.; SILVA, W.C.P.; CHAVES, E.M.C. Construção e validação de cartilha educativa sobre cuidados para crianças com gastrostomia. Revista Brasileira de Enfermagem. Brasília, v. 73, n. 3, 2020.

SANDY, J.R.P.A.; CARVALHO, H.J.; RABELO I.B.; VELANO, C.E. Mieloma múltiplo aos 30 anos: o avesso da epidemiologia. Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. São Paulo, v. 13, n. 3, p. 210-212, 2015.

SANTOS, G. E. O. Cálculo amostral: calculadora on-line. v. 19, 2016.

SCHOOLEY, B.; SINGH, A.; HIKMET, N.; BROOKSHIRE, R.; PATEL, N. Integrated Digital Patient Education at the Bedside for Patients with Chronic Conditions: Observational Study. JMIR mHealth and uHealth, v. 8, n. 12, p. 22947, 2020.

SILVA, A.M.A.; MASCARENHAS, V.H.A.; ARAÚJO, S.N.M.; MACHADO, R.S.; SANTOS, A.M.R.; ANDRADE, E.M.L.R. Mobiletechnologies in the Nursing area. Revista Brasileira de Enfermagem. Brasília, v. 71, n. 5, 2018.

SILVA, J.R.A.; LEMOS E.C.; HARDMAN, C.M.; SANTOS, S.J.; ANTUNES, M.B.C.Health education in family health strategy: perception from the professional workers. Revista Brasileira de Promoção Saúde. v. 28, n. 1, p. 75-81, 2015.

SOUSA, S.C.; TURRINI, R.N.T.; POVEDA, V.B.; Translation and adaptation of the instrument "suitability assessment of materials" (sam) into portuguese. Revista de Enfermagem UFPE on line. Recife, v. 9, n. 5, p. 7854-61, 2015.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)