Desafio sobre o ensino inclusivo na pandemia da Covid-19

Autores

Resumo

O objetivo foi conhecer a percepção dos professores do Atendimento Educacional Especializado sobre o ensino remoto no contexto de inclusão escolar durante o período de pandemia. Estudo descritivo de abordagem qualitativa. Utilizou-se um roteiro para caracterizar a população e mais duas questões abertas, com coleta de dados realizada em 2021. Participaram da pesquisa professores da educação especial que atuaram no Ensino Fundamental II em 2020. Utilizou-se o discurso do sujeito coletivo. Participaram 60 professores, maioria do sexo feminino, idade acima de 30 anos, com formação em pedagogia ou licenciatura, com mínimo de 6 anos de atuação e maioria com 6 a 10 anos no atendimento especializado. O ensino a distância dificultou o aprendizado dos estudantes durante a pandemia por causa da falta de estrutura física, tanto escolar quanto no núcleo familiar; aumentou a necessidade de adaptações tecnológicas para as novas rotinas dos profissionais de ensino; e tornou problemático o processo discente e docente de enfrentamento da pandemia na aula remota. A escassez de investimento na área da educação, a falta de preparo dos docentes para situações de emergência e as dificuldades socioeconômicas que as famílias enfrentaram dificultaram o aprendizado.

Biografia do Autor

Silvana Telma de Lima Fritoli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Alessandro José Andretti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Graduando em Enfermagem na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Aurora Tontini de Araujo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestranda em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Andrea Ferreira Ouchi França, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Enfermeira. Docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Rosane Meire Munhak da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Enfermeira e docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Adriana Zilly, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutora em Ciências. Farmacêutica. Docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

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Publicado

2023-12-15

Edição

Seção

Dossiê - Inclusão: práticas e perspectivas em diferentes contextos