Desafio sobre o ensino inclusivo na pandemia da Covid-19
Resumo
O objetivo foi conhecer a percepção dos professores do Atendimento Educacional Especializado sobre o ensino remoto no contexto de inclusão escolar durante o período de pandemia. Estudo descritivo de abordagem qualitativa. Utilizou-se um roteiro para caracterizar a população e mais duas questões abertas, com coleta de dados realizada em 2021. Participaram da pesquisa professores da educação especial que atuaram no Ensino Fundamental II em 2020. Utilizou-se o discurso do sujeito coletivo. Participaram 60 professores, maioria do sexo feminino, idade acima de 30 anos, com formação em pedagogia ou licenciatura, com mínimo de 6 anos de atuação e maioria com 6 a 10 anos no atendimento especializado. O ensino a distância dificultou o aprendizado dos estudantes durante a pandemia por causa da falta de estrutura física, tanto escolar quanto no núcleo familiar; aumentou a necessidade de adaptações tecnológicas para as novas rotinas dos profissionais de ensino; e tornou problemático o processo discente e docente de enfrentamento da pandemia na aula remota. A escassez de investimento na área da educação, a falta de preparo dos docentes para situações de emergência e as dificuldades socioeconômicas que as famílias enfrentaram dificultaram o aprendizado.
Referências
AHMED, V.; OPOKU, A. A tecnologia apoiou a aprendizagem e a pedagogia em tempos de crise: o caso da pandemia de COVID-19. Educação e tecnologias da informação, v. 27, n. 1, pág. 365-405, 2022. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s10639-021-10706-w.pdf
ALBA, B. G. Uso das TIC e atenção à diversidade em tempos de COVID. Texto Livre, v. 14, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tl/a/3gNkTjt5fKnWJyFvRJMw8tF/abstract/?lang=es
AL-BALAS, M. et al. Ensino a distância na educação médica clínica em meio à pandemia de COVID-19 na Jordânia: situação atual, desafios e perspectivas. BMC educação médica, v. 20, n. 1, pág. 1 a 7 de 2020. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-020-02257-4
BATISTA, L. A.; CARDOSO, M. D. O. Educação Inclusiva: desafios e percepções na contemporaneidade. Revista Educação Pública, 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/44/educacao-inclusiva-desafios-e-percepcoes-na-contemporaneidade
BUENO, M. B. et al. Ensino remoto para estudantes do público-alvo da educação especial nos institutos federais. Revista em Educação, v. 38, 2022. Disponível em https://www.scielo.br/j/edur/a/HVbpYScg5kWBDg4Q6QsnnKc/?format=pdf&lang=pt
BRASIL. Lei n° 13.005, de 25 de Junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm
BRASIL. Ministério da Educação. Diretoria de Estatísticas Educacionais. Censo da Educação Básica, 2019. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública. Doença pelo coronavírus 2019: ampliação da vigilância, medidas não farmacológicas e descentralização do diagnóstico laboratorial. Bol Epidemiol. 2020. Disponível em: http://maismedicos.gov.br/images/PDF/2020_03_13_Boletim-Epidemiologico-05.pdf
CAMACHO, A. C. L. F. Ensino remoto em tempos de pandemia da covid-19: novas experiências e desafios. Online brazilian journal of nursing, p. 1-4, 2020. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/midias/biblio-1145525
CAMIZÃO, A. C.; CONDE, P. S.; VICTOR, S. L. A implementação do ensino remoto na pandemia: qual o lugar da educação especial?. Educação e Pesquisa, v. 47, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/ftkkwwZtMh4VgHymv5G5WHD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 de julho 2022.
CARDOSO, C. A.; FERREIRA, V. A.; BARBOSA, F. C. G. (Des) igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista Com Censo, v. 7, n. 3, p. 38-46, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/929/554
CIPRIANI, F. M.; MOREIRA, A. F. B.; CARIUS, A. C. Atuação docente na educação básica em tempo de pandemia. Educação & Realidade, v. 46, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/tqLcF8PZfsBxsyF3ZKpyM9N/?format=pdf&lang=pt
DUBEY, S. et al. Impacto psicossocial do COVID-19. Diabetes & Síndrome Metabólica: pesquisa clínica e revisões. Elsevier, v. 14, n. 5, p. 779-788, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/sdfe/reader/pii/S1871402120301545/pdf
FACHINETTI, T. A.; SPINAZOLA, C. C.; CARNEIRO, R. U. C. Educação inclusiva no contexto da pandemia: relato de desafios, experiências e expectativas. Educação em Revista, v. 22, n.1, p.151-166, 2021. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/10992
FRANCO, R. M. S.; GOMES, C. Educação inclusiva para além da educação especial: uma revisão parcial das produções nacionais. Revista Psicopedagogia, v. 37, n.113, p. 194-207, 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v37n113/07.pdf
GUERREIRO, N. P. et al. Perfil sociodemográfico, condições e cargas de trabalho de professores da rede estadual de ensino de um município da região sul do Brasil. Trabalho, educação e saúde, v. 14, p. 197-217, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/ZDFJMy53qX4XwrtBfWh6B6t/abstract/?lang=pt
LIMA, P. A. Educação Inclusiva e Igualdade Social. Avercamp: São Paulo, 2006.
LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. C. O sujeito coletivo que fala. Interface: Comunicação, Saúde, Educação. v. 10, n. 20, p. 517-524, 2006. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/icse/2006.v10n20/517-524/pt
LOPEZ-LEON, S.; FORERO, D. A.; RUIZ-DÍAZ, P. Recomendações para trabalhar em casa durante a pandemia do COVID-19 (e além). Trabalho, v. 66, n. 2, pág. 371-375, 2020. Disponível em: https://content.iospress.com/download/work/wor203187?id=work%2Fwor203187
MENDES. E. V. O lado oculto de uma pandemia: A terceira onda da covid-19 ou o paciente invisível, 2020. Disponível em: https://www.conass.org.br/wp-content/uploads/2020/12/Terceira-Onda.pdf
MONTIEL, F. C. et al. Perfil dos professores de educação física do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Journal of Physical Education, v. 32, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jpe/a/vqsrrh73svWby9sfPwDDWRB/abstract/?lang=pt
NESAR, S. et al. Abordagens e perspectivas para o aprendizado online durante a pandemia de COVID-19 e o caos futuro. Revista de Educação e Promoção da Saúde, v. 10, 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8224512/pdf/JEHP-10-138.pdf
NIELS, K. M. L. et al. Ensino remoto emergencial: as dificuldades na perspectiva de mães e mães-professoras. Educação: Teoria e Prática, v. 32, n. 65, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/15627/12325
NETO, A. O. S. et al. Educação inclusiva: uma escola para todos. Revista Educação Especial, v. 31, n. 60, p. 81-92, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3131/313154906008/html/
NEVES, V. N. S.; VALDEGIL, D. A.; SABINO, R. N. Ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19 no Brasil: estado da arte. Revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, v. 3, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5271
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/news/11-3-2020-who-characterizes-covid-19-pandemic.
REDIG, A. G.; MASCARO, C. A. A. C. A exclusão e seus desdobramentos oriundo de uma pandemia: reflexões a partir do movimento por uma escola inclusiva para estudantes com deficiência. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 6, p. 139-156, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/51349/35493
SILVA, A. R.; MORAES, J. F. A educação inclusiva e seus obstáculos na instituição escolar. Revista do CEAM, v. 5, n. 2, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/20241/24466.
SILVA, O. O. N.; MIRANDA, T. G.; BORDAS, M. A. G. Perfil sociodemográfico dos professores de atendimento educacional especializado da região do piemonte da diamantina-Bahia. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 45, p. 247-256, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3056
TOTI, M. C. S.; XAVIER, A.R. C.; BISSOLI, M. C. Ensino Remoto Emergencial: Pesquisa sobre a Percepção Inicial dos Estudantes de Ensino Superior. EaD en Foco, v. 12, v. 1, 2022. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1650
WOHLSIFER, D. B.; SUTTENBERG, L. P.; PARK, J. Uma Reflexão sobre Desafios Especiais e Pedagogia de Alteração nos Cursos de Prática Clínica de Serviço Social Durante a Pandemia do COVID-19. Revista Clínica de Serviço Social, v. 50, n. 1, pág. 35-42, 2022. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s10615-021-00813-z.pdf