A diversidade cultural no sorriso da leitura na Educação Infantil
Resumo
A leitura ainda é um grande desafio para a escola de uma forma geral - desde a Educação Infantil até a Universidade. Ela, no entanto, é capaz de fazer com que o sujeito interaja no/com o mundo em que está inserido e, por isso, precisa ser (re)pensada no processo de ensino-aprendizagem, partindo, por exemplo, do conceito de gestos de leitura (PÊCHEUX, 2014), a fim de explicitar diferentes olhares para um texto, extrapolando seus limites. Este artigo objetiva uma reflexão sobre a diversidade cultural na educação infantil a partir de uma análise de "O livro dos sorrisos", de Antônio de Araújo (2009), considerando, no texto literário, a interface entre linguagem, leitura e diversidade cultural. Por meio de uma análise qualitativa, partiu-se da concepção de linguagem na perspectiva de Kristeva (2003), Bakhtin (2003), da diversidade cultural de Candau (2011) e da leitura, baseando-se os estudos de Chartier (1996), Freire (1996) e Certeau (1994). Pela análise apresentada do livro, foi possível constatar que o livro possibilita a reflexão do livro literário - corpus deste estudo-, na Educação Infantil, associando o verbal e o não-verbal, a fim de levar os alunos a gestos de leitura, ou seja, a transgredir a realidade, por meio da leitura, e construindo uma (nova) visão de mundo.
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