A diversidade cultural no sorriso da leitura na Educação Infantil

Autores

  • Francielle Zurdo Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Sandro Luis da Silva Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Resumo

A leitura ainda é um grande desafio para a escola de uma forma geral - desde a Educação Infantil até a Universidade. Ela, no entanto, é capaz de fazer com que o sujeito interaja no/com o mundo em que está inserido e, por isso, precisa ser (re)pensada no processo de ensino-aprendizagem, partindo, por exemplo, do conceito de gestos de leitura (PÊCHEUX, 2014), a fim de explicitar diferentes olhares para um texto, extrapolando seus limites. Este artigo objetiva uma reflexão sobre a diversidade cultural na educação infantil a partir de uma análise de "O livro dos sorrisos", de Antônio de Araújo (2009), considerando, no texto literário, a interface entre linguagem, leitura e diversidade cultural. Por meio de uma análise qualitativa, partiu-se da concepção de linguagem na perspectiva de Kristeva (2003), Bakhtin (2003), da diversidade cultural de Candau (2011) e da leitura, baseando-se os estudos de Chartier (1996), Freire (1996) e Certeau (1994). Pela análise apresentada do livro, foi possível constatar que o livro possibilita a reflexão do livro literário - corpus deste estudo-, na Educação Infantil, associando o verbal e o não-verbal, a fim de levar os alunos a gestos de leitura, ou seja, a transgredir a realidade, por meio da leitura, e construindo uma (nova) visão de mundo.

Biografia do Autor

Francielle Zurdo, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutoranda em Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Letras com ênfase em Estudos Linguísticos pela mesma universidade. É integrante do GEPEDTEC/CNPq - UNIFESP.

Sandro Luis da Silva, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Pós-doutor em Linguística (análise do discurso) pela Universidade Sorbonne Paris IV. Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professor Adjunto de Língua Portuguesa na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), junto à Graduação em Letras, ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG Letras) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNIFESP.

Referências

ARAÚJO, Antônio. O livro dos sorrisos. Ilustrações Breno. Secretaria da Educação. Fortaleza: SEDUC, 2009. 24p.

BAKHTIN, Mikhail. A estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BARBOSA, Tereza Virgínia Ribeiro; GUERINI, Andreia (Org.). Pescando imagens com rede textual: HQ como tradução. São Paulo: Peirópolis, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: CANDAU, Vera Maria; MOREIRA, Antonio Flávio (org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Ed. Vozes, 2011.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano - artes do fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

CHARTIER, Roger. Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

EVERETT, Daniel. Linguagem: a maior invenção da humanidade. São Paulo: Contexto, 2019.

FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

FREIRE, Ana Maria Araújo. A leitura do mundo e a leitura da palavra em Paulo Freire. Caderno CEDES, v. 35, n. 96, p. 291-298, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, Juliana Bruna. Literatura infantil: um encontro com a infância do mundo. Revista Mestra, v. 15, n. 45, p. 66-76, 2021.

JOBIM E SOUZA, Solange. Infância e linguagem. Campinas: Papirus, 2012.

KRISTEVA, Julia. A história da linguagem. Lisboa: Edições 70, 2003.

KRYS, Kuba; MELANIE VAUCLAIR, Christin; CAPALDI, Colin. Be Careful Where You Smile: Culture Shapes Judgments of Intelligence and Honesty of Smiling Individuals. Journal of Nonverbal Behavior, v. 40, p. 101-116, 2016.

MAGNANI, Maria do Rosário Mortatti. Leitura, literatura e escola - sobre a formação do gosto. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 2012.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes Editores, 2015.

PERROTTI, Edmir. Confinamento cultural, infância e leitura. São Paulo: Summus Editorial, 1990.

PROUST, Marcel. O tempo redescoberto. São Paulo: Globo, 2013.

RENDO, Alicia Devalle de; VEGA, Viviana. Una escuela EN y PARA la diversidad: El entramado de la diversidad. Buenos Aires: Aique Grupo Editores, 2006.

SACRISTÁN, José Gimeno. A construção do discurso sobre a diversidade e suas práticas. In: ALCUDIA, Rosa. Atenção à diversidade. Porto Alegre: Artmed, 2002.

VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)