A educação ambiental na formação de professores

Autores

Resumo

O presente artigo traz uma revisão de literatura a respeito da formação de professores em Educação Ambiental (EA). O objetivo principal é verificar como a EA está inserida nos cursos de formação de professores e analisar as principais contribuições desta formação para a prática pedagógica dos futuros docentes. Foram utilizadas as bases de dados Google Acadêmico, Scielo, Banco de Teses e Dissertações da Capes e ERIC (Education Resources Information Center). Como descritores, foram utilizadas as palavras “Educação Ambiental”, “Formação de Professores”, “Environmental Education” e “Teacher Training”. Os critérios de inclusão foram a presença dos descritores no título e resumo e, para artigos em português, a classificação Qualis A da Capes para os periódicos. Foram analisados 40 trabalhos publicados entre os anos de 2015 e 2022, sendo estas, dez teses e dissertações, nove artigos publicados em revistas internacionais e o restante, artigos publicados em periódicos nacionais. Percebeu-se que ainda há muito o que evoluir no que diz respeito à inserção da EA nos cursos de formação de professores, mas quando esta ocorre de maneira satisfatória, possibilita aos futuros professores se colocarem como atores de transformação da sua prática pedagógica.

Biografia do Autor

Juliana Marques Costa, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil (PPGECIM/Ulbra). Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Castelo Branco (UCB). Atualmente é professora da Rede Municipal de São Leopoldo/RS. 

Paulo Tadeu Campos Lopes, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)

Doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professor Adjunto V da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e nos cursos de graduação em Biomedicina e Educação Física. 

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Publicado

2022-12-15

Edição

Seção

Dossiê - Meio ambiente, natureza, comunicação e educação