Construction of a message transmitter prototype as a pedagogical tool in reflective teaching

Autores

Resumo

In this article, we intend to present the construction of a prototype of a digital message transmitter controlled by the user that sends, by means of radiofrequency and a computer terminal, a text message to another device placed up to 50 meters away. This project was designed as a pedagogical tool for the teacher to communicate with his students using a wireless device and at a distance in a practical way with low cost of materials. The tool can be built together in the classroom as a collaborative teaching-learning process, aiming at the development of students' autonomy through digital and technological literacy.

Biografia do Autor

Bernardo Ternus de Abreu, Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos)

Mestre em História pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos).

Rosemari Lorenz Martins, Universidade Feevale

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Mestre em Ciências da Comunicação, área de concentração Semiótica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É coordenadora e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. Também é professora do curso de Letras na mesma universidade.

Caio Ternus de Abreu, Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos)

Graduado em Engenharia de Produção Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos)

Gabriela Luisa Schmitz, Universidade Federal do Santa Maria (UFSM)

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Referências

BARBOSA, D.; HOFFMANN, L. F.; SANTOS, P. R. Aprendizagem baseada em jogos digitais educativos para o ensino da matemática? Um estudo-piloto a partir da utilização do Erudito. In: VIII International Conference of Adaptive and Accessible Virtual Learning Environment, 2016, Cartagena. VIII CAVA 2016, 2016.

BARBOSA et al. Learning and Well-Being in Educational Practices with Children and Adolescents Undergoing Cancer Treatment. Education in Sciences, 2021.

BARBOSA, J.; HAHN, R.; BARBOSA, D.; SACCOL, A. A Ubiquitous Learning Model Focused on Learner Integration. International Journal of Learning Technology, v. 6, p. 62-83, 2011.

BARBACENA, I. L.; FLEURY, C. DISPLAY LCD. 1996. 20p.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LIMA FILHO, D. L.; QUELUZ, G. L. A tecnologia e a educação tecnológica: elementos para uma sistematização conceitual. Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 19-28, 2005.

HOFFMANN, L. F.; BARBOSA, D. N. . Jogos como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem da matemática - um aporte para a utilização de jogos educativos digitais no ensino fundamental. In: Cristiane Ramos Oliveira; Denise Arina Francisco; Moana Meinhardt.. (Org.). Trajetórias formativas: experiências compartilhadas no curso de pedagogia. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2016, v. 1, p. 95-109.

Portal Microchip Tecnology Inc. PIC16F685/687/689/690 Data Sheet. Disponível em: <https://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/41262A.pdf>. Acesso em: 17 out. 2022.

MORAN, J. M. A educação que desejamos - novos desafios de como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.

Portal Multilógica-Shop. Arduino Guia Iniciante. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3252633/mod_resource/content/1/Guia_Arduino_Iniciante_Multilogica_Shop.pdf>. Acesso em: 17 out. 2022.

OLIVEIRA, C.; SCHMITZ, G. Insulin as a model to teach three-dimensional structure of proteins. Journal of Biochemistry Education, v.15, n.2, p.114-130, 2017.

PAIVA, M. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Revisão integrativ, v.15, n.1, p.145-153. 2016.

Portal Autodesk. Tinkercad. Disponível em: <https://www.tinkercad.com/>. Acesso em: 15 out. 2022.

Portal Arduino. UNO R3. Disponível em: <https://docs.arduino.cc/hardware/uno-rev3>. Acesso em: 17 de outubro de 2022.

SCHMITZ, G.L.; NOGARA, P.A.; MEDINA, J. Cockroaches: an alternative model to teach enzymatic inhibition to undergraduate students. Journal of Biological Education, 2020.

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SILVA, A. C. Educação e tecnologia: entre o discurso e a prática. Ensaio, v. 19, n.1, p. 527-554, 2011.

STROUSTRUP, B. The C++ Programming Language. Addison-Wesley: New York, 2013.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)