O ensino de Ciências da Natureza por meio de atividades lúdicas e interdisciplinares

Autores

  • Nara Regina Schuquel Martins Universidade Franciscana (UFN)

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo compreende a potencialidade da ludicidade quando aplicada no ensino interdisciplinar, especificamente na área de Ciências da Natureza, junto ao 4° ano do Ensino Fundamental. Para tal, se realiza uma abordagem qualitativa através de uma metodologia aplicada em quatro fases: 1) análise do problema educativo; 2) desenvolvimento do artefato pedagógico; 3) intervenção; 4) desenvolvimento de princípios do design. Por mio de observação participante, também, desenvolveu-se um produto educacional, alinhado a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o intuito de analisar o impacto na aprendizagem do Ensino de Ciências. Os resultados sugerem que a ludicidade e o ensino de Ciências são de importância para a potencialização da aprendizagem.

Biografia do Autor

Nara Regina Schuquel Martins, Universidade Franciscana (UFN)

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN). Possui Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Uninter, Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva pela mesma instituição e, também, Especialização em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação pela Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter). É professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (RS).

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Publicado

2022-12-15

Edição

Seção

Dossiê - Meio ambiente, natureza, comunicação e educação