Tecnologia digital como estratégia para educação financeira na disciplina de Geografia
uma experiência com alunos do 3º ano do ensino médio
Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar o uso das Tecnologias Digitais (TD) como ferramentas potencializadoras da educação financeira em turma do 3º ano do Ensino Médio na disciplina de Geografia de um Instituto Estadual de Educação do município de Igrejinha-RS. A motivação para o trabalho partiu da tentativa de potencializar a prática pedagógica com o uso das TD, tentando tornar o estudante protagonista no processo de aprendizagem. Caracteriza-se como um estudo exploratório, valendo-se de método misto. Para condução das aulas, utilizou-se a metodologia de Unidades de Aprendizagem (UA). Como recursos tecnológicos foram utilizados o Prezi, YouTube e o Pacote LibreOffice, assim privilegiou-se o uso de tecnologias que possibilitaram o construtivismo e protagonismo por parte dos estudantes. Os objetivos foram contemplados através de constituição de um diário do pesquisador e a aplicação de questionário aos alunos, ao final do cronograma. Através dos questionários, avaliou-se percepção positiva sobre a importância da pesquisa e aprofundamento de temas relacionados à educação financeira para a realidade e cidadania dos alunos.
Referências
ANDERSON, D. R.; WILLIAMS, T. A. Estatística aplicada à administração e economia. 2ª ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
COELHO, P. M. F.; COSTA, M. R. M.; MATTAR NETO, J. A. Saber Digital e suas Urgências: reflexões sobre imigrantes e nativos digitais. Educ. Real., Porto Alegre, 2018. Disponível em <https://www.scielo.br/j/edreal/a/MWjfN6dGG6bbz4WsJKHpmLN/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 26 abr. 2021.
LAKATOS, E. M; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
LARSON, R.; FARBER, B. Estatística Aplicada. 4ª ed. São Paulo: Pearson, 2009.
MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In SOUZA, C. A.; MORALES, O. E. (Org) Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II, PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, p. 15-33, 2015. Disponível em <http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2021.
MORAES, M. C.; LAURINO, D. P.; MACHADO, C. C. O experienciar de um professor: a recorrência para a cultura digital no ensinar. Colabor@. Revista Digital da CVA – Ricesu, v 8, nº 30, dez. 2013. Disponível em: <https://www.semanticscholar.org/paper/O-EXPERIENCIAR-DE-UM-PROFESSOR%3A-A-RECORR%C3%8ANCIA-PARA-Moraes-Laurino/b0bdb12b963e761fc3a16fcbe194a59b226d30cf> Acesso em: 20 mar. 2022.
PEREIRA, C. H.; SILVA, C. C.; FRIMAIO, G. Educação Financeiras nas Aulas de Matemática do Ensino Médio. Anais do CEMA – V Colóquio de Educação Matemática, Universidade Federal de Juiz de Fora, 29 de setembro a 01 de outubro de 2017 – Juiz de Fora, MG. Disponível em <http://www.ufjf.br/coloquioedumat/files/2017/10/EDUCACAO-FINANCEIRA-NAS-AULAS-DE-MATEMATICA-DO-ENSINO-MEDIO.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2021.
PEREIRA, E. R. M; FERREIRA, G. H. A.; SANTOS, A. O. Didática e Ensino de Geografia hoje: possibilidades e desafios. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 5, n. 9, p. 43-62, jul./dez. 2014. Disponível em <http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N.9/Art%203%20REG%20v5n9.pdf>. Acesso em: 02 set. 2021.
POZO, J. I. A sociedade da Aprendizagem e o Desafio de Converter Informação em Conhecimento. Revista Pedagógica, ano 8, nº 31, ago/out. 2004. Disponível em: <http://www.udemo.org.br/A%20sociedade.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2021.
PRENSKY, M. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. On the Horizon (MCB University Press, Vol. 9 No. 5, October, 2001. Disponível em: <https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/10748120110424816/full/html>. Acesso em: 26 abr. 2021.
ROSSATO, M.; MATOS, J. F.; PAULA, R. M. A subjetividade do professor e sua expressão nas ações e relações pedagógicas. Educ. rev. vol.34, Belo Horizonte, Epub Jan 18, 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698169376>. Acesso em: 18 abr. 2021.
VIÇOSA, C. S. C. L. et al. Unidade de Aprendizagem: desenvolvendo a cidadania através da temática trânsito. Revista Ciências & Ideias, v.7, n.3, Setembro/Dezembro, p. 88-100, 2016. Disponível em <https://revistascientificas.ifrj.edu.br/revista/index.php/reci/article/view/574>. Acesso em: 02 de julho de 2021.