Tecnologia digital como estratégia para educação financeira na disciplina de Geografia

uma experiência com alunos do 3º ano do ensino médio

Autores

  • Alexandre Aloys Matte Junior Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) https://orcid.org/0000-0002-8083-5002
  • Flávia Cardoso Pereira dos Santos Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul)
  • Joice Rejane Pardo Maurell Fundação Universidade do Rio Grande (FURG)

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar o uso das Tecnologias Digitais (TD) como ferramentas potencializadoras da educação financeira em turma do 3º ano do Ensino Médio na disciplina de Geografia de um Instituto Estadual de Educação do município de Igrejinha-RS. A motivação para o trabalho partiu da tentativa de potencializar a prática pedagógica com o uso das TD, tentando tornar o estudante protagonista no processo de aprendizagem. Caracteriza-se como um estudo exploratório, valendo-se de método misto. Para condução das aulas, utilizou-se a metodologia de Unidades de Aprendizagem (UA). Como recursos tecnológicos foram utilizados o Prezi, YouTube e o Pacote LibreOffice, assim privilegiou-se o uso de tecnologias que possibilitaram o construtivismo e protagonismo por parte dos estudantes. Os objetivos foram contemplados através de constituição de um diário do pesquisador e a aplicação de questionário aos alunos, ao final do cronograma.  Através dos questionários, avaliou-se percepção positiva sobre a importância da pesquisa e aprofundamento de temas relacionados à educação financeira para a realidade e cidadania dos alunos. 

Biografia do Autor

Alexandre Aloys Matte Junior, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Doutorando em Economia na Universidade do Vale do Rio do Sinos (PPGE/Unisinos). Mestre Desenvolvimento Regional pelas Faculdades Integradas de Taquara (PPGDR/Faccat).

Flávia Cardoso Pereira dos Santos, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul)

Mestre em Modelagem Computacional pela Universidade Federal de Rio Grande  (FURG). Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Professora do Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul/Campus Visconde da Graça).

Joice Rejane Pardo Maurell, Fundação Universidade do Rio Grande (FURG)

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é Pedagoga Educacional na FURG, designada para a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, e atua na Coordenação de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante (CAAPE). 

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Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)