Disciplina de metodologias ativas em caráter remoto
uso de tecnologias digitais no mestrado em educação em ciências e matemática
Resumo
Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivida a partir da elaboração e execução da disciplina de Metodologias Ativas, na pós-graduação, no caráter remoto, assim como trazer resultados dos impactos das metodologias ativas e da disciplina na aprendizagem e nos níveis de confiança dos discentes, quanto ao uso destas em sala de aula. Assim, deseja-se apresentar um formato de ensino, que possa ser utilizado por outros professores, na modalidade virtual. Aqui descrevemos o grupo focal com o qual trabalhamos, o plano de ensino detalhado elaborado para a disciplina. Além disso, descrevemos um instrumento (em forma de questionário) de coleta de dados, o qual foi criado para fins de avaliação dos impactos das metodologias ativas na aprendizagem alcançada pelos estudantes durante a disciplina. Os resultados apontam para mudanças em atitudes, percepções, e confiança dos discentes no trabalho com as metodologias ativas em sala de aula.
Referências
BEHRENS, M. A.; JOSÉ, E. M. A. Aprendizagem por projetos e os contratos didáticos. Revista Diálogo Educacional. v. 2, n.3, jan./jun. 2001.
BEHRENS, M. A. Metodologia de aprendizagem baseada em problemas. In: VEIGA. Ilma Alencastro (Org.). Técnicas de ensino: Novos tempos, novas configurações. Campinas, SP: Papirus, 2006.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1., p. 25-40, 2011.
ENGESTRÖM, Y. Learning by expanding: An activity-theoretical approach to developmental research. 2 ed. Cambridge/MA: Cambridge University Press, 2014. 338p.
HEIDEMANN, L. A.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. Modelagem Didático-científica: integrando atividades experimentais e o processo de modelagem científica no ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v. 33, n. 1, p. 3-32, 2016.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus, 2012. 141p.
LÉVY, Pierre. Cibercultura.3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
LIMA, V. R.; SOUSA, E. F. P.; SITKO, C. M. Active Learning Methodologies: Flipped Classroom, peer instruction and the simulated jury in teaching Mathematics. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 5, p. e2810514507, 2021.
MAZUR, E. Peer Instruction - A Revolução da Aprendizagem Ativa. Tradução de A. Laschuk. Porto Alegre: Penso, 2015.
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12. ed. Campinas,SP: Papirus. 2006. p.11-66.
PPGECM- Unifesspa. Seminário Internacional de Metodologias Ativas no Ensino de Ciências (SI-MAEC). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=LIvlyajqMWs>. Acesso em mai. 2021.
SITKO, C. M.; DALL POZZO, B.; COSTA-LOBO, C. . Jornada a Marte: Adaptação do RPG para o ensino de Física/Astronomia. Revista EDaPECI: Educação a Distância e práticas educativas comunicacionais e interculturais, v. 19, p. 134-149, 2019.
GOMES, H. S.; SITKO, CAMILA MARIA ; SA, S. O. E. ; COSTA-LOBO, C. . Metodologias ativas na educação presentes na prática pedagógica em uma escola estadual de ensino médio na modalidade de ensino integral na cidade de Marabá-PA. HUMANIDADES & TECNOLOGIA (FINOM), v. 27, p. 256-268, 2020.