Disciplina de metodologias ativas em caráter remoto

uso de tecnologias digitais no mestrado em educação em ciências e matemática

Autores

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivida a partir da elaboração e execução da disciplina de Metodologias Ativas, na pós-graduação, no caráter remoto, assim como trazer resultados dos impactos das metodologias ativas e da disciplina na aprendizagem e nos níveis de confiança dos discentes, quanto ao uso destas em sala de aula. Assim, deseja-se apresentar um formato de ensino, que possa ser utilizado por outros professores, na modalidade virtual. Aqui descrevemos o grupo focal com o qual trabalhamos, o plano de ensino detalhado elaborado para a disciplina. Além disso, descrevemos um instrumento (em forma de questionário) de coleta de dados, o qual foi criado para fins de avaliação dos impactos das metodologias ativas na aprendizagem alcançada pelos estudantes durante a disciplina. Os resultados apontam para mudanças em atitudes, percepções, e confiança dos discentes no trabalho com as metodologias ativas em sala de aula.

Biografia do Autor

Camila Maria Sitko, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

É professora adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão (UTFPR). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com pesquisa na área de História e Filosofia da Ciência. Mestre em Física pela UEL, com pesquisa na área de Astrofísica Estelar. Atualmente é docente externa permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Pesquisadora do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (CIDI) no Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF/Portugal).

Caio Maximino de Oliveira, Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Doutor e Mestre em Neurociência e Bilogia Celular pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), atuando junto ao curso de graduação em Psicologia, no Mestrado em Educação de Ciências e Matemática e no Doutorado da Rede Bionorte. Também é professor colaborador do mestrado em Neurociências e Comportamento da Universidade F ederal do Pará (UFPA). É membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, da International Brain Research Organization, e do International Zebrafish Neuroscience Research Consortium. É Chefe do Departamento de Registro e Acompanhamento de Programas, Projetos, e Ações Institucionalizadas da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. É bolsista-produtividade do CNPq (PQ2).

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Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)