Contribuições de um aplicativo móvel para o retorno de atividades escolares presenciais durante a pandemia:

o caso de uma instituição privada de Taquara/RS

Autores

Resumo

O artigo apresenta uma discussão sobre as contribuições do uso de um aplicativo móvel para a organização do retorno às atividades escolares presenciais de uma instituição de ensino privada, localizada no município de Taquara/RS, região do Paranhana, durante a pandemia ocasionada pelo Covid-19. Para tal, além de averiguar as funcionalidades da ferramenta tecnológica (suas características e funcionamentos), a pesquisa apresenta uma postura exploratória ao coletar e analisar dados relacionados à saúde dos discentes que foram gerados automaticamente pelo aplicativo móvel e fornecidos às pesquisadoras pela instituição de ensino. Destaca-se que todas informações que foram entregues às pesquisadoras não continham qualquer dado de identificação dos participantes, mantendo uma política de anonimato e respeitando questões éticas. Como resultado, foi diagnosticado que a ferramenta estimula a consciência coletiva na comunidade escolar ao fornecer informações atualizadas e úteis para a organização sanitária da escola no retorno às atividades presenciais.

Biografia do Autor

Ana Cristina Tomasini, Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara (PPGDR/Faccat). Bolsista de Mestrado da CAPES.

Fabiane Luiz Oliveira, Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara (PPGDR/Faccat). Bolsista de Mestrado da Faccat.

Eduardo Zilles Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pós-Doutor em Engenharia Eletrônica e Sistemas Digitais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação e Informação pela Universidade Fernando Pessoa (UFP/Portugal). Professor Adjunto do Departamento de Comunicação na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico/UFRGS). Pesquisador no Laboratório de Interação Mediada por Computador (LIMC - PPGCOM/UFRGS), Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas (CITI/USP), 4C (ECA/USP), INCRIA (PPGDR/Faccat), Ceclico (UFP/Porto) e Clepul (UL/Lisboa).

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Publicado

2021-12-21

Edição

Seção

Dossiê - Experiências síncronas e assíncronas no Ensino (artigos completos e relatos)