Percepções de professores da educação superior sobre a utilização de tendências em educação matemática

Autores

  • Graciela Fagundes Jaskulski Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais Universidade Federal do Pampa (Unipampa) https://orcid.org/0000-0003-0856-0638
  • Aline Palma Meirelles Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Milena Lima Pereira Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Resumo

As tendências em educação matemática surgiram com relevante propósito de tornar o ensino de matemática mais interessante e motivador, visto que, com as constantes mudanças ocorridas ao longo dos tempos, evidenciou a necessidade de se criar novas metodologias que pudessem atender às expectativas dos estudantes. Assim, as tendências tornam-se aliadas ao processo de ensino e aprendizagem, uma vez que são metodologias diferenciadas que atuam como facilitadoras da aprendizagem, proporcionando a cada estudante a assumir um papel mais atuante no processo de construção do conhecimento. Esta pesquisa teve como objetivo verificar as percepções dos professores do curso de Matemática/Licenciatura, de uma universidade pública, sobre a importância e a utilização das tendências em suas práticas pedagógicas. A metodologia adotada foi a de pesquisa qualitativa, na qual os dados obtidos são explorados de maneira descritiva. Para a coleta de dados, foi enviado um questionário (Google Forms) composto por cinco questões para quinze docentes na área, destes, somente sete responderam. Através desta pesquisa, foi possível concluir que a tendência em educação matemática mais utilizada por esses professores é a resolução de problemas.

Biografia do Autor

Graciela Fagundes Jaskulski, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Graduada em Matemática-Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Doutora em Informática pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE/UFRGS). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), sendo docente do curso de Matemática-Licenciatura (campus Bagé/RS). É coordenadora do projeto de extensão “A Utilização de Tecnologias Digitais na Formação de Professores de Matemática” e coordenadora de Área do PIBID-Matemática

Aline Palma Meirelles, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Graduada em Matemática-Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Milena Lima Pereira, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Graduada em Matemática-Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Referências

ANDRADE, C. C. O Ensino da Matemática para o cotidiano. (Monografia de Especialista na Pós-Graduação em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4286/1/MD_EDUMTE_2014_2_17.pdf>. Acesso em: 22 jun. 2021.

BOGDAN, R. C., & BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

COLL, L. Professor Ubiratan D’Ambrosio uniu matemática, educação e busca por justiça social. Unicamp, 2021. Disponível em: <https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2021/05/13/professor-ubiratan-dambrosio-uniu-matematica-educacao-e-busca-por-justica>. Acesso em: 23 de jun. 2021.

COSTA, F. A. Ensino matemática por meio da modelagem matemática. Ensino da Matemática em Debate, 2016. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/29005>. Acesso em: 12 jul. 2021.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática. São Paulo: Ática, 1993.

D'AMBRÓSIO, U. Etnomatemática – elo entre as tradições e a modernidade. – Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

D'AMBRÓSIO, U. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Revista Educação e Pesquisa, v. 31, 99-120, 2005.

FLEMMING, D., Luz, E. F., & Mello, A. C. C. Tendências em Educação Matemática. Palhoça: UnisulVisual, 2005.

GALVÃO, D. L., FARIA, L. C., SILVA, S. C. R., & SHIMAZAKI, E. M. Tendências em Educação Matemática: uma análise das concepções e experiências dos professores. In: V SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Ponta Grossa, 2016.

KRUEGER, S. D. A matemática crítica como agente de emancipação humana. (Dissertação de Mestrado em Educação). Universidade Regional de Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação, Blumenau, 2010. Disponível em: <https://bu.furb.br//docs/DS/2010/341855_1_1.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2021.

LOPES, J. A. Livro didático de Matemática: concepção, seleção e possibilidades frente a descritores de análise e tendências em Educação Matemática. (Tese de Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, SP, 2000. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253415>. Acesso em: 10 jul. 2021.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

OLIVEIRA, J. C. G., & Silva, M. A. Educação Matemática Crítica: um olhar para os livros didáticos aprovados no programa nacional do livro didático de 2012. In: SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 8, n.1, 2014. Anais [...] Disponível em: <http://seer.ufms.br/index.php/sesemat/article/view/3071/2497>. Acesso em: 11 jul. 2021.

PINHEIRO, N. A. M. Educação crítico-reflexiva para um ensino médio científico tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino-aprendizagem do conhecimento matemático. (Tese de Doutorado em educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Monografia_regiane.pdf>. Acesso em: 09 jul. 2019.

RODRIGUES, A., & MAGALHÃES, S. C. A resolução de problemas nas aulas de matemática: diagnosticando a prática pedagógica. Paraná, 2012. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/setembro2012/matematica_artigos/artigo_rodrigues_magalhaes.pdf>. Acesso em: 19 jul. 2021.

SIQUEIRA, R. A. N. Tendências da Educação Matemática na formação de professores. 2007. Monografia (Especialização em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa, Departamento de Pesquisa e Pós-Graduação, Ponta Grossa, 2007. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Monografia_regiane.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2021.

ZORZAN, A. S. L. (2007). Ensino-aprendizagem: algumas tendências na educação matemática. Revista Ciências Humanas. Frederico Westphalen: 2007. v. 8. n. 10. p. 77-93. Disponível em: <http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/viewFile/303/563>. Acesso em: 12 jul. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)