Aspecto socioemocional e os reflexos da pandemia do COVID-19 em estudantes da 3ª série do Ensino Médio
Resumo
As escolas no Brasil foram desafiadas a implementar soluções que desenvolvam as competências e habilidades necessárias aos estudantes, criando uma base de adaptação rápida, sistematizada e com o desabrochar para uma nova visão de organização. O presente artigo tem como objetivo analisar os impactos ocasionados pela pandemia do COVID-19 nas aprendizagens e no desenvolvimento da competência socioemocional dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio em decorrência do isolamento social e as mudanças e adaptações do ano letivo para um modelo híbrido e multimodal. Trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa. Está descrito a partir da ótica docente, do professor de Biologia e da Orientadora de Aprendizagem da Unidade III referente a observações nas cinco turmas da 3ª série do Ensino Médio. A agilidade da escola, da equipe gestora e dos professores frente a pandemia está permitindo que os estudantes concluam seu período escolar. As avaliações para compreender as competências socioemocionais estão sendo importantes para orientar a equipe pedagógica e os professores, fortalecendo assim o avanço formativo dos estudantes, identificando suas fraquezas e ajustando os problemas detectados.
Palavras-chaves:Socioemocional. Pandemia. Ensino Médio. Aprendizagem.
Referências
AGRA, G.; FORMIGA, N. S.; OLIVEIRA, P. S.; COSTA, M. M. L.; FERNANDES, M. G.M. Análise do conceito de aprendizagem significativa à luz da Teoria de Ausubel. Rev. Bras. Enferm, p. 258-265, 2019.
BARONE, P. M. V. B. Três questões para repensar o Brasil. In: COSTIN, C. et al. (Livro eletrônico). A escola na pandemia: 9 visões sobre a crise do ensino durante o coronavírus. 1ª Edição. Porto Alegre, 2020.
BIESTA, G. Para além da aprendizagem: Educação democrática para um futuro humano. (tradução de Rosaura Eichenberg). Coleção Educação: Experiência e Sentido. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
BORBA, G. S. A transformação no ensino superior não está na tecnologia, está nos professores. In: COSTIN, C. et al. (Livro eletrônico). A escola na pandemia: 9 visões sobre a crise do ensino durante o coronavírus. 1ª Edição. Porto Alegre, 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação (BNCC). Ministério da Educação, Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018.
BRASIL. Parecer Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação, Brasília, CNE/CEB nº 5/2011. Aprovado em: 4/5/2011. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=8016-pceb005-11&Itemid=30192>. Acesso em: 24 de nov. 2020.
CARVALHO, R. S.; SILVA, R. R. D. Currículos socioemocionais, habilidades do século XXI e o investimento econômico na educação: as novas políticas curriculares em exame. Educar em Revista, n.63, p.173-190, 2017.
CARVALHO, M. T. Desafios da gestão educacional no pós-pandemia. In: COSTIN, C. et al. (Livro eletrônico). A escola na pandemia: 9 visões sobre a crise do ensino durante o coronavírus. 1ª Edição. Porto Alegre, 2020.
CORRÊA, C. R. G. L. A relação entre desenvolvimento humano e aprendizagem: perspectivas teóricas. Psicologia Escolar e Educacional, v.21, n.3, p.379-386, 2017.
COSTIN, C. Desafios da educação no Brasil após a Covid-2019. In: COSTIN, C. et al. (Livro eletrônico). A escola na pandemia: 9 visões sobre a crise do ensino durante o coronavírus. 1ª Edição. Porto Alegre, 2020.
DIB, C. Aula online: e agora? In: COSTIN, C. et al. (Livro eletrônico). A escola na pandemia: 9 visões sobre a crise do ensino durante o coronavírus. 1ª Edição. Porto Alegre, 2020.
FACCI, M. G. D. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigostski. Cad. Cede, Campinas, v.24, n.62, p.64-81, 2004.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2009.
KLEIN, L. F. A educação Integral segundo a Pedagogia Inaciana. In: Conferência proferida no I Encontro Virtual de Diretores Acadêmicos da FLACSI, 2017.
MINI, G. Sobre não deixar nenhuma família para trás. In: COSTIN, C. et al. (Livro eletrônico). A escola na pandemia: 9 visões sobre a crise do ensino durante o coronavírus. 1ª Edição. Porto Alegre, 2020.
PIANGERS, M. Anita vai à escola. In: COSTIN, C. et al. (Livro eletrônico). A escola na pandemia: 9 visões sobre a crise do ensino durante o coronavírus. 1ª Edição. Porto Alegre, 2020.
PRADO, S.; AMOROSO, S. A inteligência socioemocional e a aprendizagem. In: Anais do ICESP – Promove. Simpósio de TCC e Seminário de IC. 2015. Disponível em: <http://nippromove.hospedagemdesites.ws/anais_simposio/arquivos_up/documentos/artigos/53a5d6af39c3bff921c6a9345a2b7335.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2020.
RJE, Rede Jesuíta de Educação. Projeto Educativo Comum - PEC. Rede Jesuíta de Educação. Rio de Janeiro: Ed. Edições Loyola, 2016.
SALLES, V.; MATOS, E. A teoria da complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia. Rev. Bras. Ens. Cien. Tecnol., v.10, n.1, p.1-12, 2017.