VOZES ATIVAS: RELATO DE UMA DINÂMICA DE GRUPO PARA COMPREENDER A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE COMUNICAÇÃO E DESIGN SOBRE OS CURSOS

Autores

  • Eduardo Zilles Borba Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)
  • Marley Rodrigues Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)
  • Mônica Greggianin Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)
  • Augusto Parada Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)

Resumo

Este artigo apresenta um relato sobre uma dinâmica de grupo aplicada pelos professores do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e pela Coordenação dos Cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Design de uma instituição de ensino superior localizada no interior do Rio Grande do Sul. O objetivo desta atividade, além de promover o protagonismo e engajamento dos alunos, foi compreender a sua percepção acerca dos diversos fatores e agentes que impactam sua formação. A fim de incentivar momentos colaborativos no processo de ensino-aprendizado procurou-se lançar um pensamento crítico aos diversos fatores dos cursos através de uma metodologia ativa de codesign e design thinking, na qual 110 estudantes participaram proferindo suas opiniões. Com esta atividade foi possível coletar e analisar dados através de respostas diretas, livres e anônimas dos alunos e, com isso, iniciar uma verificação sobre os pontos positivos e/ou negativos dos cursos, com a finalidade de refletir sobre caminhos futuros a percorrer na contínua formatação do plano pedagógico. Em suma, os resultados corroboram para a formatação da educação na pós-contemporaneidade, incluindo, nesta ocasião, a aplicação de metodologias ativas numa dinâmica de grupo que instiga o diálogo horizontal, o relacionamento e a reflexão por parte de alunos e professores para a construção do conhecimento através de vozes ativas.

Downloads

Publicado

2019-12-01