INCLUSÃO DIGITAL NO PROEJA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Angélica Tommasini, Ana Sara Castaman, Ângela Helena Peretti, Luciane Inocente, Márcio Luis Vieira

Resumo


Este artigo propõe a problematização sobre os desafios e possibilidades da inclusão digital no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Reflete sobre a inclusão digital como aparato para democratização e acesso às tecnologias de informação. Portanto, o presente estudo de abordagem
qualitativa, configura-se como pesquisa bibliográfica baseada em autores que discutem a temática da inclusão digital no PROEJA. Este estudo divide-se: a) contextualiza o programa de educação de jovens e adultos (PROEJA); b) relata sobre a inclusão digital no PROEJA, seus desafios e possibilidades. A proposta de inserir novas tecnologias na Educação de Jovens e adultos evidencia-se como estratégia de inclusão digital que fortalece espaços educacionais no viés da
participação, diálogo e cooperação entre os envolvidos. A inclusão digital oportuniza ambientes para a construção do conhecimento de forma democrática e emancipatória visando ao empoderamento dos estudantes jovens e adultos.


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Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576