LEVANTAMENTO SITUACIONAL DE SISTEMAS INTEGRADOS DE BIBLIOTECAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS E OS SOFTWARES UTILIZADOS PARAGERENCIÁ-LOS

Vanuza da Silva Santos, Eliane Maria Pinto Pedrosa

Resumo


O estudo aborda o uso de recursos tecnológicos para otimizar o uso de bibliotecas no processo de ensino-aprendizagem. Tem como principal objetivo levantar a situação atual dos Institutos Federais (IFs) no tocante a constituição de seus Sistemas Integrados de Bibliotecas (SIBIS) e ao mesmo tempo averiguar os softwares utilizados para gerenciamento deles. O estudo é parte da pesquisa em desenvolvimento no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, intitulada “Sistemas Integrados de Bibliotecas: por que lutamos?”. É uma temática relevante para o evento porque analisa a utilização eficiente de tecnologias dentro de ambientes diferentes da sala de aula, mas que contribuem diretomente para o processo de ensino aprendizagem. Para embasamento teórico, no tocante às tecnologias, trabalhou-se com Anjos (2003), Lemos (2008) Rezende e Abreu (2009), Alves (2011), Palfrey e Gasser (2011); em relação as bases conceituais de educação Profissional e tecnológica, trabalhou-se com Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Barato (2008); já atinente à área de Biblioteconomia, trabalhou-se com Miranda (1978), Silva e Araújo (2003), Souto (2005), Grossi (2008), Souza (2016), e outros. Utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva, em forma de levantamento situacional, utilizou-se para coleta de dados a observação nos sítios das instituições com anotação dos dados desejados em uma tabela, utilizou-se ainda, como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa desvelou os seguintes dados do universo IFs, 92% dos discentes são nativos digitais, aproximadamente 87% deles já possuem seus SIBIS constituídos, 95% utilizam programas pagos, sendo o Pergamum o mais utilizado para gerenciá-los, 5% utilizam software livre e gratuito Coha. Considera-se os SIBIS como recurso indispensável para a formação humana integrada, promoção, acesso, disseminação e uso da informação, fomentação e valorização do gosto pela leitura, pesquisa e extensão, contribuindo para a formação profissional e humanística da comunidade acadêmica.

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Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576