INVESTIGANDO AS POTENCIALIDADES DO USO DO SOFTWARE AUDACITY COMO FERRAMENTA DE FLEXIBILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Tiago Saidelles
  • Janaína de Arruda Carilo Schmitt
  • Cláudia Smaniotto Barin
  • Ricardo Machado Ellensohn
  • Leila Maria Araújo Santos

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal relatar e discutir os desafios do processo de capacitação de professores de uma Universidade Federal brasileira e de uma Universidade uruguaia, para a edição e criação de podcasts educativos, utilizando o software livre Audacity. Metodologicamente apoiados na pesquisa-ação participativa, após verificar o problema (ausência da fluência pedagógica-tecnológica dos professores), planejou-se e implementou-se uma oficina de capacitação para o uso do Audacity. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o diário de bordo do pesquisador, onde eram feitas todas as anotações sobre dúvidas e dificuldades encontradas durante a oficina, bem como os podcasts produzidos e um questionário do tipo survey. Os resultados obtidos nos permitem inferir que, em sua maioria, os professores participantes desenvolveram competências e habilidades para a produção de podcasts.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Desenvolvimento de materiais educacionais com uso de novas tecnologias