INVESTIGANDO AS POTENCIALIDADES DO USO DO SOFTWARE AUDACITY COMO FERRAMENTA DE FLEXIBILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Tiago Saidelles, Janaína de Arruda Carilo Schmitt, Cláudia Smaniotto Barin, Ricardo Machado Ellensohn, Leila Maria Araújo Santos

Resumo


Este artigo tem como objetivo principal relatar e discutir os desafios do processo de capacitação de professores de uma Universidade Federal brasileira e de uma Universidade uruguaia, para a edição e criação de podcasts educativos, utilizando o software livre Audacity. Metodologicamente apoiados na pesquisa-ação participativa, após verificar o problema (ausência da fluência pedagógica-tecnológica dos professores), planejou-se e implementou-se uma oficina de capacitação para o uso do Audacity. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o diário de bordo do pesquisador, onde eram feitas todas as anotações sobre dúvidas e dificuldades encontradas durante a oficina, bem como os podcasts produzidos e um questionário do tipo survey. Os resultados obtidos nos permitem inferir que, em sua maioria, os professores participantes desenvolveram competências e habilidades para a produção de podcasts.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576