TECNOLOGIA ASSISTIVA: UMA POSSIBILIDADE COM OS VÍDEOS DE MATEMÁTICA COM LIBRAS DO PROJETO MATHLIBRAS

Autores

  • Thaís Philipsen Grützmann
  • Tatiana Bolivar Lebedeff
  • Rozane da Silveira Alves

Resumo

O trabalho tem como objetivo apresentar os vídeos produzidos no projeto de pesquisa “Produção de Vídeos de Matemática Básica com tradução em Libras – MathLibras”, financiado pelo CNPq por um edital de Tecnologia Assistiva. A videoaula no MathLibras foi pensada a partir da inserção da tecnologia no processo de aprendizagem, de forma a considerar os vídeos produzidos como um recurso visual para estudantes surdos, considerando suas singularidades de apreensão e construção de sentidos, fundamentados na Pedagogia Visual. Os dados analisados neste trabalho são referentes aos 13 vídeos já finalizados e disponibilizados no Canal do MathLibras no YouTube. O aporte teórico-metodológico está baseado nas obras de Nogueira (2013), Nunes et al (2013), Silva (2010), Viana e Barreto (2014), Lebedeff (2010; 2017), Lacerda, Santos e Caetano (2014), Strobel (2009), Skliar (2016) e Damiani et al (2013). Destaca-se a relevância da temática da tecnologia assistiva, de forma a ampliar o acesso de pessoas com deficiência a utilização de recursos tecnológicos pensados com um viés pedagógico. A produção desses vídeos possibilitou várias inferências: i) a simples tradução linguística dos roteiros dos vídeos não dá conta das questões culturais e pragmáticas da Libras; ii) há a necessidade de produção das videoaulas de Matemática em Libras considerando a cultura e a identidade do aluno surdo; iii) a Pedagogia Visual requer uma imersão cultural no mundo surdo, a partir de sua experiência visual; iv) a Libras precisa ser a protagonista no ensino de conteúdos matemáticos, entre outras.

Downloads

Publicado

2019-12-19