A LINGUAGEM DA PROGRAMAÇÃO COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: APRENDENDO AS FORMAS GEOMÉTRICAS COM O SCRATCH

Sandro Miguel Moreira da Silva, Romeu Miqueias Szmoski, Fernanda Bassani

Resumo


O uso de TICs como ferramenta de aprendizagem nas aulas de matemática é uma forma de ampliar a interação entre o aprendiz e a tecnologia na prática educativa. Esse trabalho trata de abordar o uso da linguagem de programação Scratch no ensino de matemática, possibilitando uma metodologia ativa, para o estudo das formas geométricas de forma interativa, representado por um jogo de perguntas e respostas, onde o professor poderá usar o jogo pronto ou auxiliar aluno a criar seu próprio projeto. O objetivo desta proposta é apresentar aos professores das séries iniciais do ensino fundamental no ensino de matemática, o uso da tecnologia de forma lúdica através do Scratch, pelo estudo das formas geométricas. Esta interação do aluno com o computador, possibilita ao aprendiz visualizar, construir mentalmente e interagir com a linguagem de programação. Trata-se de uma abordagem qualitativa e descritiva, a relevância do tema para o “24º Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade: Metodologias ativas”, apresentando o uso de tecnologias digitais, as quais proporcionam o desenvolvimento de soluções criativas simples. Para compreender a teoria é preciso vivenciá-la através da prática, esse processo através da gameficação, serve como motivação ao aluno, o qual aprende matemática brincando. Dessa forma, a busca pelo verdadeiro aprendizado está nas ações que conseguem ser vivenciadas pelo próprio participante, sendo este o sujeito ativo em todo processo de aprendizagem. Com isso espera-se que a proposta do trabalho possa atingir tal objetivo.

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Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576