VIDEOAULA INTERATIVA COMO RECURSO DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A DISTÂNCIA

Autores

  • Rosimere Silva Mogetti
  • Fernando Augusto Treptow Brod
  • João Ladislau Barbará Lopes

Resumo

O trabalho visa conhecer a percepção dos estudantes do Curso de Pedagogia a Distância EPT, da Universidade Aberta do Brasil, sobre videoaulas interativas como recurso de ensino. A pesquisa buscou produzir uma videoaula interativa a partir da estrutura de colaboração de conteúdo gratuita e de código aberto H5P, além de submetê-la à análise de estudantes do curso de Pedagogia a Distância EPT. A investigação foi realizada através de uma questão aberta, que promoveu uma reflexão dos estudantes sobre a videoaula interativa disponibilizada no ambiente virtual de aprendizagem do referido curso. Para este propósito, dispomos de uma estrutura de colaboração de conteúdo gratuita e de código aberto que é o H5P. Através dela, o estudante pode manifestar o interesse de interagir com o novo conteúdo, incorporando-o às estruturas de seu conhecimento, o que mostra a relevância do tema para o” 24º Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade: Metodologias ativas”. A metodologia utilizada para o tratamento de dados foi a do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), de Lefévre e Lefévre, uma estratégia de abordagem qualitativa para analisar as opiniões dos estudantes sobre o tema de pesquisa. O estudo aponta que os estudantes são favoráveis a utilização de videoaulas interativas na Educação Profissional a Distância percebendo-as como um recurso que possibilita um estímulo maior no próprio vídeo, como a tabela, figuras e exercícios que estimulem e oportunizem uma aprendizagem significativa.

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Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Desenvolvimento de materiais educacionais com uso de novas tecnologias