NAVIGATING THE FUTURE OF LEARNING - FORECAST 5.0: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL

Richar Nicolás Durán, Renato Marcondes, Marilise Silva Meister, Silvio Luiz Rutz da Silva, Luciane Grossi

Resumo


O referido artigo teve origem em uma disciplina do programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, com a finalidade de apresentar o quinto relatório “NAVIGATING THE FUTURE OF LEARNING - FORECAST 5.0” elaborado em 2018 pelo grupo americano KnowledgeWorks, onde aborda as possibilidades futuras na educação, baseando-se em novos contextos educacionais, sociais, midiáticos e tecnológicos, apresentando para tal, cinco fatores impulsionadores de mudança, e sobre estes apresenta práticas educacionais, programas, estruturas e papéis que demonstram esse cenário de mudança, além de exemplos de tais indicadores como escolas, centros educacionais e documentos, finalizando com possíveis respostas a estes cenário. Com base em tal relatório, objetiva-se neste artigo realizar uma análise do conteúdo presente no mesmo, e apresentar possíveis inferências com o contexto educacional brasileiro. O delineamento metodológico construiu-se sobre a análise documental, em função da origem do material de análise, que ainda se apresenta pouco explorado em pesquisas desta natureza. O tema apresenta-se de extrema relevância, em função dos percursos e tendências que são apresentados no relatório, pois em grande parte, acabam por aproximar-se dos eixos e do escopo do evento, em diferentes momentos, pois baseia-se em tendências, padrões, planos e em desenvolvimentos que ocorrem atualmente. Assim, observa-se preliminarmente que os percursos futuros da aprendizagem, demonstrados no relatório oferecem oportunidades as instituições de ensino, organizações comunitárias, influenciadores da educação e aos estudantes, para que o seu potencial criativo melhore, além dos processos de ensino e aprendizagem e o futuro como um todo. Atendendo ao propósito do artigo, apresentou-se o conteúdo, e visualizou-se de maneira preliminar, com base nos aspectos apresentados que tais características tão importantes e desenvolvimentistas podem não estar tão presentes no contexto de desenvolvimento educacional brasileiro, embora apresente aproximações com documentos norteadores nacionais, tal como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

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Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576