AS TECNOLOGIAS DIGITAIS POTENCIALIZANDO O SABER FAZER DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: UM ESTUDO NO PORTAL DA REDE ON LINE SCIELO

Autores

  • Raquel Silveira da Silva
  • Vanda Leci Bueno Gautério
  • Tania Mara Vigorito

Resumo

As demandas do mundo contemporâneo fazem com que a escola, composta de nativos digitais, utilize tecnologia digital como ferramenta de apoio às atividades de ensino e aprendizagem, possibilitando a exploração de conceitos de forma contextualizada e autônoma. Ao vivenciarmos tal realidade objetivamos através de um estudo bibliográfico no portal da rede Scientific Electronic Library Online (SciELO), investigar as produções veiculadas em periódicos científicos nacionais, publicados em português, que contemplem o uso das tecnologias e que podem servir de suporte para os professores dos anos iniciais durante o planejamento de suas aulas. Foram encontrados seis artigos aos quais analisamos qualitativamente. O estudo mostrou que existem poucas produções científicas direcionadas ao suporte pedagógico dos pedagogos, mais especificamente ao apoio na elaboração das suas aulas. No entanto, sabemos que os professores dos anos iniciais fazem, e muito, nas suas aulas. Mas, não tem a cultura de escrever sobre seus feitos. Neste estudo, evidenciamos a necessidade do compartilhamento das experiências, tal atitude, além de enobrecer o trabalho pedagógico dos professores, ainda contribui para o desenvolvimento das atividades de seus pares.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Desenvolvimento de materiais educacionais com uso de novas tecnologias