A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DE SMARTPHONE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA

Autores

  • Rafaela Engers Günzel
  • Aline Machado Dorneles

Resumo

As Tecnologias Digitais (TD) estão presentes em todos os espaços, seja no ambiente de lazer, de trabalho ou na escola fazendo uso principalmente de dispositivos móveis como smartphones, tablets e notebooks. Portanto é necessário pensar na inclusão digital em contexto escolar. No presente trabalho esboçamos a preocupação com a formação de alunos e professores para utilização dessas ferramentas digitais, bem como a estruturação do espaço escolar para atender essa nova demanda didática. Outro aspecto apontado no texto são as modalidades digitais emergentes dessa nova era tecnológica, bem como apresentação de aplicativos (apps) com potencial para utilização nas aulas de Geografia. O trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com objetivo de compreender a potencialidade do uso das TD no processo de inclusão digital na formação de professores e alunos. Os apps apresentados, foram levantados na loja de apps PlayStore, tendo como critério aplicativos gratuitos e em língua portuguesa que possam potencializar a inclusão desses aplicativos nos processos de ensino e aprendizagem das escolas brasileiras. A ideia é de que as características, como os apps apontados no presente texto, favoreçam a inclusão digital de maneira gradativa potencializando a inclusão de outras modalidades de ensino como mobile learning, flipped classroom e blended learning.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Ambientes virtuais, aplicativos e plataformas de EaD