BEM-ESTAR ANIMAL E TECNOLOGIAS: COMPREENSÕES NECESSÁRIAS AO ENSINO E APRENDIZAGEM NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Autores

  • Pauline Vielmo Miranda

Resumo

Este trabalho busca responder à questão norteadora da pesquisa: Como se dão as percepções da relação-homem animal, especialmente sobre o bem-estar animal (BEA) em uma sociedade que vive uma crescente expansão tecnológica nas práticas de produção animal? Como deve ser tratada a questão em sala de aula? Para tanto, pretende-se apresentar as questões de bem-estar animal, traçando-se um panorama sobre o atendimento das cinco liberdades, bem como apontar possíveis meios de desenvolvimento de trabalho e relações homem-animal mais conscientes. Pretende-se utilizar como metodologia a pesquisa qualitativa, através da pesquisa bibliográfica e documental. Ao entender o conceito e aplicabilidade do BEA pode oferecer subsídios relevantes para guiar as atividades humanas em direção aos animais, além de permitir a prática e a aplicação de legislações no sentido de promover melhorias nos sistemas de criação animal e de ensino no que diz respeito à qualidade do bem-estar humano e animal. Faz parte deste contexto, como a temática deve ser desenvolvida e compreendida em sala de aula pelos estudantes das áreas de Ciências Agrárias. Com isso, os resultados desta pesquisa buscam o fomento de debates entre os diferentes entes, educadores, estudantes, produtores e organizações rurais, para que seja possível concretizar os processos de desenvolvimento da ciência animal, inter-relacionado com o progresso das tecnologias na criação animal, fomentando processos de emancipação social.

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Publicado

2019-12-19