O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

Patrícia Zanon Peripolli, Cláudia Smaniotto Barin

Resumo


Considerando os avanços tecnológico e sua repercussão no contexto escolar, este trabalho visa discutir o uso pedagógico de objetos de aprendizagem no âmbito da matemática financeira. Metodologicamente apoiados na Pesquisa Baseada em Design, foram sujeitos da pesquisa 70 professores em atuação ou em formação inicial, inscritos no curso online “Recursos Educacionais Digitais para o Ensino de Matemática Financeira”, ofertado no ambiente virtual Moodle em parceria com o Núcleo de Tecnologias Educacionais da UFSM. Os dados foram coletados por meio das atividades “Enquete” e “Atividade de envio de arquivo” do Moodle, bem como dois questionários do tipo survey, disponibilizados ao início e ao final do curso. Com base nos dados coletados é possível inferir que os professores já conheciam alguns objetos de aprendizagem, porém ainda não eram familiarizados com os repositórios digitais. Nesse sentido, identificamos que os mesmos tinham interesse em conhecê-los, saber como selecionar materiais adequados e significativos. Percebemos que os professores tiveram dificuldades de propor o uso dos objetos de aprendizagem associados a atividades de resolução de problemas, que estimulassem os alunos a serem os protagonistas do processo. Ademais, no decorrer do curso, os professores apontaram para a importância de disponibilizar seus materiais para que outros professores possam utilizá-los, adaptá-los, melhorá-los e aplicá-los em diferentes contextos, numa perspectiva de democratização do conhecimento.

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Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576