HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: POSSIBILIDADES DE ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO

Patricia Pujol Goulart Carpes, Alex Sandro Gomes Leão, Eleni Bisognin

Resumo


Este estudo objetiva-se apresentar as histórias em quadrinhos (HQ) elaboradas pelos licenciandos durante uma oficina e discutir as possibilidades que o desenvolvimento dessas atividades podem oferecer por meio de um AVA. Para tal elaborou-se uma oficina durante o INTRAPIBID do corrente ano, com a participação de licenciandos dos cursos de Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Educação Física de uma Instituição Pública do RS. A oficina foi desenvolvida no Moodle de forma presencial, onde os licenciandos conheceram duas plataformas para criação de HQ e, após, em trios, construíram a sua HQ problematizando o tema O uso das tecnologias digitais como meio de aprendizagem tendo cada integrante do trio de uma área de conhecimento diferente. Após, foi realizado um fórum para discussão das potencialidades ou limitações das HQ construídas. Os dados foram analisados sob a forma das HQ gerarem um ambiente investigativo e, consequentemente, um material potencializar para mobilizar uma aprendizagem significativa aos alunos. Da análise dos dados, aponta-se para um distanciamento dos licenciandos com o uso de tecnologias digitais para mobilizar um conhecimento sob diferentes áreas de conhecimento por meio de uma problemática. As HQ criadas centrarem-se no uso do celular em sala de aula e da ferramenta Kahoot. Os licenciandos, no fórum, reconhecem que as HQ e as tecnologias digitais podem tornar o processo de ensino ou aprendizagem mais crítico, lúdico, interdisciplinar e, consequentemente, tornar o aluno mais ativo nesse processo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576