Metodologias Ativas no ensino Superior: desafios e fragilidades para implementação

Nathalie Assunção Minuzi, Gabrielle Assunção Minuzi, Leila Maria Araújo Santos, Cláudia Smaniotto Barin

Resumo


O artigo tem como objetivo apresentar o relato de experiência em uma capacitação ofertada para os docentes do Ensino Superior em uma instituição de ensino pública. Esta capacitação foi desenvolvida e oferecida no formato de minicursos e teve como principal objetivo motivar os docentes a refletirem acerca das suas práticas pedagógicas utilizando tecnologias educacionais. A partir deste aporte material espera-se que os docentes possam desenvolver estratégias para fomentar engajamento dos estudantes. Como metodologia
utilizou-se uma abordagem descritiva dos fatos e uma análise qualitativa das demandas destes professores por meio de relato dos mesmos de maneira experimental. As experiências apresentadas pelos docentes serviram
como questão norteadora para desenvolver estratégias de ensino focado nas metodologias ativas. Como resultado parcial, houve uma adesão por parte destes professores ao aceitarem utilizar as estratégias apresentadas e propostas durante a capacitação em suas aulas.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576