XENUBI: ASPECTOS TÉCNICOS E PEDAGÓGICOS DE UM APLICATIVO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Leandro Lampe PPGEPT- CTISM- UFSM/
  • Mariglei Severo Maraschin PPGEPT- CTISM- UFSM/
  • Claudia Smaniotto Barin PPGEPT- CTISM- UFSM/
  • Ricardo Machado Ellensohn Unipampa-Caçapava do Sul - PPGEPT- CTISMUFSM

Resumo

Os avanços tecnológicos têm modificado não apenas o mundo do trabalho, como também a forma como as pessoas se relacionam com a tecnologia desenvolvida, inclusive aquela desenvolvida com finalidade a contemplar o meio educacional. Os dispositivos móveis vem sendo cada vez mais explorados no contexto educacional, buscando potencializar o processo que envolve o ensino e a aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo discutir quais as potencialidades e fragilidades de um objeto de aprendizagem que aborda os conceitos de Tabela Periódica. O delineamento teórico-metodológico, apoia-se num estudo de caso de caráter descritivo sobre os aspectos técnicos e pedagógicos do App Xenubi, que foi desenvolvido em formato digital, porém também apresenta a possibilidade de ser utilizado no formato analógico. Os resultados apontam como potencialidades o design do game, que está alinhado aos princípios da Carga Cognitiva, bem como a usabilidade do mesmo. Além disso, outro aspecto positivo é o fato do mesmo ser disponibilizado em ambas versões, ou seja, analógica e digital. A principal fragilidade encontrada está relacionada a disponibilização do jogo apenas para sistemas operacionais
Android.

Downloads

Publicado

2019-12-19