O PROJETO NOVO MAIS EDUCAÇÃO SOB O OLHAR DE QUEM FAZ ACONTECER: RELATO DOS MEDIADORES

Lais Francielle Costa da Rosa, Aline Dorneles

Resumo


O presente trabalho refere-se a um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Química Licenciatura da FURG, com o objetivo de analisar a contribuição que o Programa Novo Mais Educação colabora com a escola, os professores e os alunos. Realizou-se uma entrevista narrativa com uma professora do Programa e com a coordenadora do mesmo, buscando as experiências de que faz parte do Programa na escola. A pesquisa é resultado da atuação da acadêmica no Programa, durante o ano de 2017, ano em que foi “mediadora de aprendizagem”, ou seja, responsável pelas atividades de acompanhamento pedagógico, em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental localizada em um bairro periférico da cidade do Rio Grande. Apresenta-se uma contextualização da história do Programa e, atualmente, a implementação do Programa Novo Mais Educação, em que os alunos em turno inverso ofertado na escola, tem disciplinas diversificadas, que incluem, principalmente, o acompanhamento em Português e Matemática, como também, Esportes e Lazer, com o propósito de um fortalecimento das duas áreas de ensino, e a possibilidade de reinvenção do ambiente escolar. Analisou-se as respostas das entrevistadas por meio da Análise Textual Discursiva (Moraes, Galiazzi. 2011), no qual emergiram duas categorias finais: o reconhecimento do outro: a socialização escolar; o olhar sensível das professoras sobre a realidade escolar. Desse modo, buscou-se compreender o significado do Programa no contexto escolar, e se o mesmo colabora com melhor desempenho do estudante, bem como, com a realidade social em que a Escola está inserida.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576