TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS APLICADAS A COMPONENTES CURRICULARES EM CURSOS DE INFORMÁTICA

Autores

  • Alexandre Altair de Melo Instituto Federal de Santa Catarina
  • Douglas Paulesky Juliani Instituto Federal de Santa Catarina
  • Maria Luísa Hilleshein de Souza Instituto Federal de Santa Catarina
  • Sabrina Bleicher Instituto Federal de Santa Catarina

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo realizar o levantamento das tecnologias educacionais aplicadas aos componentes curriculares de Banco de Dados, Introdução a Programação e Análise de Sistemas
dos cursos de Informática de nível técnico e superior do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC. Para atingir tal objetivo, elaborou-se um questionário on-line, aonde os respondentes puderam apontar as suas experiências com o uso de tecnologias nos componentes mencionados. O
questionário foi aplicado junto ao corpo docente do eixo de informação e comunicação, e em específico os que atuavam nos cursos de informática da instituição, para levantamento de como ocorre a relação dos docentes com as tecnologias educacionais relatadas na literatura da área, bem
como verificar quais categorias de tecnologias se destacam nos diferentes componentes curriculares e qual a intensidade do seu uso. A pesquisa tem abordagem de natureza aplicada, valendo-se de uma estratificação quantitativa e descritiva para melhor entendimento da questão. Com base num retorno de 30% do total de docentes da área de informática da instituição, e que responderam ao questionário, e após a tabulação do mesmo, identificou-se que os componentes de Análise de
Sistemas e Banco de Dados contam com a baixa participação do uso de tecnologias educacionais como ferramentas dos docentes que trabalham com as mesmas. Entretanto o componente de Introdução a Programação é a que apresentou maior uso dessas tecnologias, destacando-se a
categoria de Ferramentas de Experimentação. E justamente esse componente é um dos que mais influência na permanência e êxito de um estudante, durante sua trajetória no curso. Considerando a natureza da pesquisa realizada, destacamos que apresentações e discussões de práticas pedagógicas, faz-se necessário e importante. Com foco nos resultados obtidos, percebe-se, então, que as tecnologias educacionais ainda tem um grande campo a ser percorrido quanto a sua adoção nos diferentes componentes curriculares dos cursos de informática do IFSC.

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Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Desenvolvimento de materiais educacionais com uso de novas tecnologias