APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA FORMAÇÃO INCIAL DE PROFESSORES DO CURSO NORMAL

Autores

  • Magale Pereira Universidade Luterana do Brasil
  • Leticia Azambuja Lopes Universidade Luterana do Brasil

Resumo

Neste trabalho são discutidas questões relacionadas com a formação inicial docente e ambientes virtuais de aprendizagem colaborativos. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma do Curso Normal (Aproveitamento de Estudos Noturno- AEN), uma modalidade de ensino pós-médio oferecida pela rede Estadual de educação do Rio Grande do Sul. No decorrer do artigo apresenta-se um recorte dos dados discutidos na dissertação mestrado intitulada: Formação de professores do Curso Normal e o uso das TIC como ferramenta de ensino em Didática de Ciências da Natureza, da primeira autora, orientada pela segunda autora. Aspectos relevantes sobre a formação inicial docente e uma possível colaboração neste processo por meio do uso de ambientes virtuais, ressaltando o papel da colaboração e da tecnologia na formação docente se fazem no trabalho. Ao longo da pesquisa acompanhou-se uma turma do Curso Normal observando as cooperações realizadas em um grupo no Facebook, neste ambiente as alunas realizavam atividades, compartilhavam informações e conteúdos relacionados com o ensino de ciências na educação infantil e anos iniciais. Os comentários que emergiram sobre o uso desse recurso nas aulas foram analisados de forma textual discursiva considerando aspectos qualitativos para compor os resultados da pesquisa. Identificou-se que ao explorar a tecnologia na formação inicial docente foi possível promover a inserção digital das futuras professoras com ferramentas educacionais, assim como, diversificar os ambientes de aprendizagem explorando as redes sociais, de uso popular e cotidiano, contribuindo para uma educação cooperativa que possa influenciar o futuro fazer docente.

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Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Aprendizagem colaborativa em redes e mídias móveis