LETRAMENTO DIGITAL DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA FORMATIVA DE MULTIPLICADORES NO SERTÃO CENTRAL CEARENSE

Helton John Rodrigues dos Anjos, José Geovane Pinheiro e Silva, Sandro Olímpio Silva Vasconcelos, Normandia de Farias Mesquita Medeiros, Emmanuel Silva Marinho

Resumo


O presente artigo relata como foi implementado o projeto de alfabetização e letramento digital, a partir do trabalho realizado na formação de professores multiplicadores na rede pública de ensino, no interior do estado do Ceará, precisamente na cidade de Quixeramobim. Os objetivos desta experiência voltaram-se a tratar da formação docente alcançando o maior número possível de atores escolares através de professores multiplicadores que, receberam uma formação inicial e um acompanhamento pedagógico através da ferramenta Google sites, gerando assim um conjunto de ações que caracterizam-se como uma formação continuada. A iniciativa trouxe consigo a necessidade de pesquisa bibliográfica, bem como uma tratativa junto aos professores, fundamentada em uma pedagogia assertiva, no caso, as bases foram os conceitos defendidos por Paulo Freire, Nóvoa e Vicente. Complementou-se o embasamento dessa empreitada com as diretrizes que a UNESCO expõe no livro, Alfabetização midiática e informacional - Currículo para formação de professores. As contribuições desse tema para os esforços e discussões atuais na esfera da Educação e seus muitos processos assistidos por Tecnologia são diversos, é fato de que este trabalho produziu resultados significativos que dialogam diretamente com o contexto da sociedade atual. O percurso e os resultados estão sintetizados neste documento e efetivamente conceituam uma boa proposta pedagógica de formação docente.


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Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576