UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Gislaine Duarte Fagundes
  • Valesca de Matos Duarte
  • Fernando Augusto Treptow Brod
  • João Ladislau Barbará Lopes

Resumo

No âmbito educacional tem surgido propostas que combinam a utilização de metodologias ativas em contextos híbridos, unindo as vantagens da sala de aula tradicional à utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Uma dessas propostas é desenvolvida em uma escola da rede pública, na área rural do município de Pelotas/RS, com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Este estudo tem por objetivo refletir sobre a utilização da abordagem de Ensino Híbrido Laboratório Rotacional no processo de ensino e de aprendizagem de expressões algébricas, durante as aulas de Matemática, com o intuito de viabilizar aos alunos uma aprendizagem ativa e diversificada onde o aluno possa adquirir autonomia e protagonismo na construção de seu aprendizado e o professor passa a orientar a construção desses saberes, oportunizando um ambiente colaborativo de aprendizagem. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário, sem identificação, com questões abertas aos alunos de uma turma de oitavo ano. A análise dos dados produzidos por meio do Discurso do Sujeito Coletivo indicou que a metodologia híbrida atende as expectativas dos alunos no momento em que oportuniza acesso as atividades diversificadas, que consideram o tempo e o ritmo de cada estudante, contribuindo para a apropriação dos conteúdos. Este estudo é sustentado por autores como: Lefèvre e Lefèvre (2005), Lefèvre e Lefèvre (2012), Valente (2014), Bacich; Neto e Trevisani (2015), Bacich e Moran (2018), dentre outros que fundamentaram este estudo.

Downloads

Publicado

2019-12-19