O CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM VITICULTURA E ENOLOGIA DO IFSUL SOB A ÓTICA DO ENSINO HÍBRIDO NA MODALIDADE DE SALA DE AULA INVERTIDA: UMA ANÁLISE PRELIMINAR

Gisele Alves Nobre, Fernando Augusto Treptow Brod

Resumo


A crescente oferta de tecnologias digitais que possam apoiar a educação aliada a necessidade de implementar este processo no ensino superior foi foco motivador para a execução desta pesquisa, que objetivou analisar preliminarmente os processos de ensino e de aprendizagem no Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia do IFSul sob a ótica do ensino híbrido na modalidade de sala de aula invertida. Os sujeitos de pesquisa foram docentes do curso e os resultados analisados pela metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. Na análise dos três discursos coletivos gerados, verifica-se que, apesar de os sujeitos não serem totalmente adeptos à ferramenta de videoaula na apropriação de conteúdos em suas disciplinas, não se limitam ao ensino tradicional e se abrem a novas metodologias de acordo com a necessidade vislumbrada nos momentos presenciais, demonstrando tendência ao repensar o fazer docente, a atualização profissional e a composição de metodologias adaptada a realidade da educação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576