PLANEJAMENTO COLABORATIVO NA EJA – UMA EXPERIÊNCIA BASEADA NO DIÁLOGO ENTRE COORDENAÇÃO, PROFESSORES E TECNOLOGIAS

Giovana Barreto Nogueira Scavassa, Claudia Regina Tinós Peviani, Maria Cristina Lima Paninago

Resumo


Este estudo objetivou apontar os efeitos do trabalho colaborativo entre professores da Educação de Jovens e Adultos de uma escola de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, através do diálogo permanente com a coordenação e sua otimização a partir do uso de tecnologias em favor do processo de elaboração e aplicação do planejamento nessa instituição. Também buscou identificar como modelo, instituições que desenvolvem a proposta sem se dar conta e então perceber possibilidades de bons resultados até o apontamento de como o trabalho tem sido realizado em seus percursos. Para tanto, foi utilizado como método, uma formação diferente dos moldes padrões (textos, data-show, reuniões expositivas), mas que atendesse às particularidades e peculiaridades das pessoas envolvidas tanto de profissionais como de alunos da instituição pesquisada. Através de reuniões em estilo bate-papo e ambientes temáticos em forma de bistrô, iniciamos ciclos de estudos direcionados especificamente ao trabalho didático e a busca de um ambiente virtual que agregasse maior valor às trocas e otimizasse a proposta trazendo economia de tempo, material e maior qualidade na elaboração do currículo com o intuito de fazer com que esse desafio se tornasse a nossa maior facilidade para a realização de todo o processo de ensino pela equipe. A partir da análise dos dados foi possível perceber a importância do planejamento colaborativo como prática pedagógica e constatar que o uso das tecnologias no processo é fundamental para que as relações entre os sujeitos e áreas do conhecimento se estabeleçam e a ciência adentre a escola de maneira cuidadosa e natural.

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Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576