PESQUISA CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR PESQUISADOR DENTRO DO ESPAÇO ESCOLAR

Flávia Assunção de Oliveira, Dirce Huf Ferraz

Resumo


A pesquisa é uma necessidade presente no dia a dia do professor. Estar em busca de conhecimento e aprimoramento de suas práticas faz-se necessário àquele que deseja expor um ensino dinâmico e de qualidade. Paulo Freire (1983) explana sobre o ato de se auto educar, ao passo que constrói o conhecimento dos grupos populares. O presente trabalho busca analisar o índice de professores atuantes na Educação Infantil e Ensino Fundamental- Anos iniciais, que contribuem à pesquisa científica, bem como a importância desta prática ao processo de ensino e aprendizagem e à formação continuada do professor. Para alcançar o objetivo principal, a pesquisa buscou delinear-se da seguinte forma: Averiguar o índice de professores pesquisadores atuantes na Educação Infantil e Ensino Fundamental- Anos iniciais; verificar a importância da pesquisa para o professor dentro do âmbito escolar; analisar a relevância da pesquisa à professores que estacionam sua carreira; apresentar a importância da pesquisa para o professor através da investigação. Como procedimento metodológico, a pesquisa contou com a contribuição espontânea de professores no exercício da profissão docente. Três escolas, serviram como campo de estudo, sendo duas escolas particulares, localizadas na região de Maringá, e uma escola da rede pública, localizada na cidade de Ivatuba- PR. A investigação contou com a participação de 25 professores. Dividindo-se em níveis de ensino: 8 professores de Educação Infantil, 14 professores do Fundamental- Anos iniciais e 3 professores atuantes na Educação Infantil e Ensino Fundamental- Anos iniciais. Os resultados da investigação trouxeram uma confirmação acerca da relevância da discussão sobre assunto, compreendendo que a pesquisa e o aprimoramento das competências do professor no exercício da profissão, refere-se à uma conscientização individual do educador, muito mais que incentivos externos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576