OS SABERES DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UM ENSINO HÍBRIDO

Fernanda Meredyk, Marcelo Souza Motta

Resumo


As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes nos ambientes coletivos, incluindo o espaço escolar. A facilidade ao acesso às informações e a diversidade de materiais que vêm sendo produzidos e disponibilizados para esses meios, trazem novas possibilidades para o ensino e para a aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Diante disso, o objetivo desta pesquisa, é analisar e discutir a formação dos professores para a utilização das tecnologias digitais no ensino de Matemática. Com uma abordagem qualitativa queremos, por meio de uma análise bibliográfica, levantar dados sobre a constituição dos saberes docentes, e argumentar a necessidade da interseção desses saberes com o saber tecnológico. O saber tecnológico está relacionado ao saber informático e ao saber didático informático, para a utilização e inserção dos recursos tecnológicos no ambiente escolar. O saber tecnológico e a interseção dele com os outros saberes docentes são fundamentais para a formação do docente. Para isso, dividimos a metodologia deste estudo em três fases distintas que foram: a pesquisa bibliográfica sobre a formação docente e a construção do saber tecnológico; a análise dos dados observados e a identificação das relações entre os saberes. Foi possível constatar que os saberes docentes, se constituem com auxílio das tecnologias disponíveis, e devem ser atualizados de acordo com os artefatos digitais que se tem a disposição. Com as possibilidades que as TD oferecem, sob a luz do ensino hibrido, a formação do professor de matemática, deve favorecer a construção do saber tecnológico do docente para que a utilização desses recursos e desta metodologia de ensino.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576