CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Denise Ritter
  • Paola Aquino dos Santos
  • Ana Marli Bulegon

Resumo

Apresentamos, nesse trabalho, os resultados de uma investigação realizada com professores Licenciados em Matemática que atuam no ensino de Matemática na Educação Básica, Ensino Superior e/ou Pós-Graduação. O objetivo desta era identificar as contribuições das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino da Matemática e os fatores que dificultam seu uso. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário online, sendo que para este trabalho selecionamos seis questões e as respostas de 42 participantes. Os resultados da pesquisa apontam que os recursos das TIC contribuem no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, pois despertam o interesse dos estudantes e proporcionam a visualização das informações, auxiliando na construção dos conceitos e na aprendizagem dos estudantes. Conclui-se assim, que os recursos das TIC, além de motivar os estudantes, também auxiliam na compreensão dos conceitos, possibilitando aos estudantes ser mais autônomos na medida que estes pode explorar os recursos favorecendo sua aprendizagem.

Downloads

Publicado

2019-12-19