AS POSSIBILIDADES DE UM E-BOOK DE EXPERIMENTOS PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Débora Luana Kurz
  • Everton Bedin

Resumo

Esta pesquisa tem como finalidade demonstrar a elaboração de um e-book composto por uma série de atividades experimentais destinadas ao ensino de ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, corroborando para o processo de alfabetização científica no início da escolarização, embasado nos princípios norteadores da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nessa perspectiva, a escola tem como compromisso assegurar o acesso a diversidade de conhecimento científico, considerando que a área de Ciências da Natureza tem como objetivo o desenvolvimento da alfabetização científica, ou seja, potencializar a capacidade de compreender e interpretar o mundo, bem como transformá-lo de acordo com os aportes epistemológicos e processuais das ciências, visando à formação integral do estudante para o exercício pleno da cidadania. Para tanto, com o intuito de promover a alfabetização científica, este produto educacional foi elaborado a partir de uma varredura de propostas relacionadas ao ensino de ciências à luz dos pressupostos da alfabetização científica, considerando os conhecimentos químicos, físicos e biológicos, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Após a seleção das propostas mais coerentes com as considerações de Silva (2018), Furman (2016) e Sasseron (2014), designou-se as competências e habilidade especificadas na BNCC, e, por fim, elaborou-se o e-book no programa de design gráfico Canva. Quanto à análise e discussão do produto educacional, apresentaram-se diferentes abordagens para as atividades, considerando as unidades temáticas Matéria e energia, Vida e evolução e Terra e universo, bem como os respectivos objetos de conhecimentos desenvolvidos com a mesma.

Downloads

Publicado

2019-12-19