O PAPEL DO TUTOR NA EAD EM UMA FLIPPED CLASSROOM

DANIELE VAZ FERNANDES

Resumo


O trabalho docente na educação a distância (EaD) é um tema que tem sido comumente estudado no meio acadêmico, visto que essa modalidade educacional está em constante crescimento, transformação e diversas linguagens e tecnologias podem ser utilizadas. Diferente da modalidade presencial, a educação a distância é impactada diretamente pelo uso das tecnologias, gerando novas estratégias, artifícios e metodologias de ensino. Neste artigo, o objeto de análise é a flipped classroom ou, como é popularmente conhecida, a sala de aula invertida. Esta é uma metodologia ativa, cuja estratégia causa uma ruptura com o sistema educacional tradicional, modificando o papel do aluno e, principalmente, o do professor tutor. Essa temática é de grande relevância para o 24º Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade: Metodologias Ativas, uma vez que o professor-tutor é a figura responsável por mediar o processo de ensino-aprendizagem e, sem ele e sua intencionalidade pedagógica, tem-se apenas um espaço com conteúdo, álgido e aparato tecnológico. Por isso, fomentar discussões que melhorem a atuação docente é inteiramente necessária. Desta forma, a partir das questões levantadas, à luz de processos aplicados à educação, espera-se oferecer subsídios no âmbito das ciências humanas, mesmo que básicos, para aqueles que se interessam pelo assunto, com a consciência de que a discussão não se esgota aqui. A pesquisa parte de um referencial teórico, em metodologia que se sustenta na pesquisa básica bibliográfica de caráter exploratório.

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Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576