FORMAÇÃO DOCENTE: APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS

Cristiane Kessler de Oliveira, João Padilha Moreira, Luiz Leonardo Nascimento Denicol, Querte Teresinha Conzi Mehlecke

Resumo


Este estudo consiste na apresentação de um relato de experiência sobre a formação continuada de docente na FAQI, Gravataí, RS, Brasil. Esta formação ocorreu no dia 18 de julho de 2017 e teve como objetivo capacitar o corpo docente para a aprendizagem por competências. Como aporte teórico, buscou-se em Morin (2013), no livro, “Os sete saberes necessários para a educação do futuro”, a fundamentação e reflexão sobre os saberes e, em Perrenoud (2002), no livro “As competências para ensinar no século XXI”, o conceito de competência, o desenvolvimento da competência e sua importância na formação docente. Como fonte de inspiração para formação docente, buscou-se em Gomes et al (2006), as dinâmicas colaborativas; e, demais colaboradores. A metodologia utilizada foi a partir do desenvolvimento da formação docente. Esta formação resultou em um relato de experiência a partir das observações dos autores. Os dados foram coletados através da observação da própria formação. Após a coleta de dados, inicia-se a análise das observações e percebe-se que o fazer docente está em movimento, apresentando resultados positivos nas ações interdisciplinares que ocorreram após a formação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576