EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS FACETAS: CONSIDERAÇÕES SOBRE A AUTONOMIA DO SUJEITO EM SUA APRENDIZAGEM

Autores

  • Carlos Roberto Moreira de Souza Marinho

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas considerações sobre o princípio da autonomia na aprendizagem de sujeitos inseridos na modalidade de ensino superior à distância. Trata de uma questão frequentemente abordada em estudos, mas que ainda é um grande desafio para o sucesso dos processos educacionais dentro da EaD. Entender o conceito de autonomia e o seu propósito é extremamente importante para definir novos rumos e auxiliar alunos e professores em um fazer educação muito mais significativo para todos os agentes envolvidos na trajetória educacional. O estudo tem seu referencial teórico-metodológico baseado na produção de educadores-pesquisadores da área, que entendem a urgente necessidade de respostas à modalidade de ensino a distância. Ao fim, percebeu-se que, para que exista uma autonomia na produção de conhecimento, há uma necessidade de ruptura com antigos padrões de ensino e a reorientação do sujeito para a construção de competências e habilidades inexistentes. Ora vista que, historicamente, os sujeitos são orientados para padrões tradicionais de ensino e para “receber conteúdos e assimila-los”, tendo, na EaD, a necessidade de tomar a informação e transformá-la em conhecimento.

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Publicado

2019-12-19