O PAPEL DO PROFESSOR REFLEXIVO NO ENSINO HÍBRIDO

Carlos Eduardo Poerschke Voltz, Ana Teresinha Elicker, Viviane Cristina de Mattos Battistello, Rosemari Lorenz Martins, Debora Nice Ferrari Barbosa

Resumo


A tecnologia insere-se em um contexto plural e relevante que nos convida a refletir a respeito dos novos modelos de ensino-aprendizagem e do papel do professor nesses modelos. Nesse contexto, o presente estudo aborda o conceito de ensino híbrido, refletindo acerca de algumas questões relativas ao papel do professor nesta nova perspectiva metodológica. A problemática refere-se a como os professores podem adentrar com sua prática e acompanhar as inovações constantes desses novos modelos de ensino. O trabalho justifica-se por contribuir para a discussão sobre o ensino híbrido num cenário em que os recursos da maioria das escolas são insuficientes para estimular o aprendizado frente à velocidade dos avanços tecnológicos. Justifica-se também por estimular os professores a refletirem sobre suas práticas pedagógicas nesse cenário tecnológico. A pesquisa é bibliográfica e fundamenta-se em estudiosos do ensino híbrido e autores que defendem a perspectiva do professor reflexivo. Os resultados demonstram que o ensino híbrido é uma modalidade na qual a aprendizagem é centrada no estudante. Pois este detém algum controle sobre como, onde e quando aprender, em local físico e on-line. Então, o ensino híbrido é personalizado, integrado, transcende os limites da sala de aula e vai para além do âmbito dos cursos, proporcionando experiências inovadoras de aprendizagem aos estudantes. Contudo, tais experiências demandam transformações no papel do professor. A prática pedagógica de professores críticos e reflexivos no ensino híbrido é uma das possibilidades de enfrentar os desafios provocados pelos avanços tecnológicos na sociedade contemporânea. Professores que atribuem sentido a sua prática, pensando continuamente sobre ela, direcionando suas ações para a democracia e a justiça, podem contribuir para a formação de sujeitos críticos, motivados a buscar o conhecimento a partir de sua própria realidade e com os recursos tecnológicos nela disponíveis e com perspectivas de atuarem em prol da transformação da realidade social.

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Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576