AS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Andressa Wiebusch
  • Gabriela de Abreu Miranda
  • Eloisa Maria Wiebusch

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender quais as percepções que os estudantes do Ensino Médio, da Educação Básica tem sobre a avaliação da aprendizagem nas instituições de ensino. A metodologia utilizada caracteriza-se pela abordagem quali-quanti. Os sujeitos da pesquisa foram 133 estudantes do 1º, 2 e 3º ano do Ensino Médio, da Educação Básica. Para coleta de dados, realizamos um questionário no Google Forms, com questões abertas e fechadas sobre o processo avaliativo. O questionário foi aplicado em quatro turmas, totalizando 89 de estudantes, de um colégio privado de Porto Alegre - RS, e em duas turmas de um campus, totalizado 44 estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Como resultados, identificamos que os estudantes das instituições de ensino, consideram que a avaliação é o modo de verificar o ensino, a aprendizagem e o desempenho deles. Para 89 estudantes a avaliação nas instituições de ensino é caracterizada como somativa, sendo a soma de notas de trabalhos e provas. Para 6 estudantes é formativa, acontecendo ao longo do ano, com o objetivo de acompanhamento dos processos de aprendizagem e para 37 estudantes é formativa, somativa e diagnóstica.

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Publicado

2019-12-19