O TEXTO HÍBRIDO NA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Ana Teresinha Elicker
  • Marcelo Rodrigo Confortin
  • Tiele Janine Kaiser
  • Viviane Cristina de Mattos Battistello
  • Debora Nice Ferrari Barbosa

Resumo

O presente estudo apresenta o relato de uma prática pedagógica envolvendo a construção de textos multimodais com uso de dispositivos digitais móveis. Tendo como objetivo geral compreender a leitura e a escrita no contexto da BNCC com gêneros digitais, utilizando-se de dispositivos digitais móveis e de textos multimodais que fazem parte dos letramentos emergentes da cultura digital em nossa sociedade globalizada. Para tanto, questionou-se como trabalhar os gêneros digitais constituindo sentidos e oportunizando o aprendizado, na infraestrutura de comunicação, utilizando o celular como um recurso pedagógico. O delineamento teórico-metodológico contemplou a prática pedagógica que foi desenvolvida em uma turma de nono ano do ensino regular, composta por 20 alunos, meninos e meninas entre 14 e 16 anos, nativos digitais. Os alunos foram orientados pelo professor e não apresentaram dificuldades em encontrar diferentes produções textuais em variados contextos da esfera digital, como redes sociais, sites de jornais, entre outros. Nesse sentido, se fez necessário a orientação do professor, em relação aos textos digitais, para que os alunos, que nasceram e vivem em uma sociedade globalizada, pudessem realmente compreender e reconhecer as verdades contidas nesses textos. Os resultados apontaram que os celulares se transformam, por meio dessa abordagem, em ferramenta de estudo que, em alguns momentos, substituem os livros didáticos e os cadernos de registros dos alunos, pois a prática com o uso de aparelhos celulares atuais, fazem a função de computadores móveis, com janelas abertas para informações mundiais e instantânea. Concluímos que esse modelo de prática pedagógica usando o celular como recurso pedagógico, possibilitou ao professor explorar conteúdos que fazem parte da realidade e que estão relacionados com a escrita de diferentes gêneros textuais e assim, de maneira que contemplem os objetivos de compreensão da leitura e escrita dos gêneros digitais, e com participação efetiva dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2019-12-19